Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Terça-feira, 16 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realiza mutirões cirúrgicos de hérnia e catarata senil neste sábado (18)
23/03/2017 15:00:00


Por Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa

No total 48 pessoas serão beneficiadas

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (18), dois mutirões cirúrgicos simultâneos nas especialidades de cirurgia geral, que beneficiará 25 pessoas com procedimentos de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical, além de colecistectomias (retirada da vesícula biliar); e oftalmologia, o qual atenderá vinte e três pacientes, sendo 16 mulheres e 7 homens, para tratamento de catarata senil.  

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que os mutirões têm alcançado resultados positivos. “Ampliamos o número de cirurgias e, assim, reduzimos a fila de espera, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Fechamos 2016 com 1.500 pessoas beneficiadas em diferentes especialidades médicas. Já em 2017, somente nesses primeiros meses, 300 pacientes foram atendidos nos dez mutirões realizados até agora ``, emenda a diretora.

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, explica que as hérnias se caracterizam pelo inchaço no local e que podem causar dor e desconforto. "Os mutirões ajudam a diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico. Agilizar a realização dessas cirurgias é proporcionar a esses pacientes o retorno a uma vida normal", completa o médico.

Na área de oftalmologia, todas as cirurgias programadas são para tratamento da catarata senil, que é o embaçamento da parte do olho chamada cristalino. O único tratamento é o cirúrgico, onde o cristalino é substituído por lentes. Não há necessidade de internação do paciente.

O mutirão de cirurgia geral terá a participação dos cirurgiões Hamilton Fontes, Carlos Renato e Francisco Cavalcante. No de oftalmologia, os cirurgiões Herculano Carvalho e Namir Clementino. Além de médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem