Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Madrugada! Sexta-feira, 29 de março de 2024
 

Notícia

Mutirões do HGV já beneficaram 515 pessoas em 2017
22/04/2017 10:03


Autor: Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa


45 pessoas foram beneficiadas

Vinte e sete pessoas beneficiadas com cirurgias de catarata senil e 19 crianças com procedimentos de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia. Esses foram os resultados alcançados pelos dois mutirões realizados pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), neste sábado (22). O HGV já realizou 17 mutirões em 2017, que beneficiaram 515 pessoas em várias áreas médicas.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, diz que o objetivo dos mutirões é agilizar o atendimento de pacientes em diversas especialidades. ``Em 2014, eram cerca de 4.300 pessoas na fila de espera por cirurgias eletivas nas diferentes especialidades médicas. Atualmente são 1.800. Sabemos que ainda é muita gente, mas nosso esforço é para reduzir cada vez mais esse tempo médio de espera``, destaca a gestora.

Em oftalmologia, todas as cirurgias programadas foram para tratamento de catarata senil, que é o embaçamento da parte do olho chamada cristalino. O único tratamento é o cirúrgico, onde o cristalino é substituído por uma lente. Nesse procedimento, não há necessidade de internação do paciente.

O coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia do HGV, Bernardo Cunha Filho, esclarece que os mutirões reduziram a fila de crianças que precisam de cirurgia nessa especialidade. "A maioria apresenta quadro de transtorno respiratório, observado, principalmente, durante o sono por meio do ronco, acompanhado de episódios de apneia. Nosso esforço é para dar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas”, enfatizou o médico.

ANEURISMA CEREBRAL


Na sexta-feira, feriado do Dia de Tiradentes (21), o Serviço de Hemodinâmica do HGV realizou duas embolizações de aneurisma cerebral. Uma das pacientes beneficiadas foi a dona de casa Z.F. F, 28 anos, da cidade de Patos do Piauí. O marido dela, Edmilson Ferreira, conta que há tempos a esposa sofria com dores de cabeça, que ultimamente se apresentaram de forma mais intensa.

A dona de casa procurou, então, atendimento médico e ficou internada no Hospital Tibério Nunes, em Floriano. Depois foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde foi diagnosticado o problema de saúde. Logo em seguida, foi transferida para o HGV, o único no estado que faz esse tipo de procedimento na rede pública de saúde.

``Graças a Deus, correu tudo bem. Logo estaremos em casa, sem aquela preocupação de antes. Saber que ela está bem e que não sofrerá mais com as fortes dores de cabeça, me deixa aliviado``, comemorou seu Edmilson.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem