Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realiza procedimento inédito em jovem com leucemia
17/08/2017 10:26


Por Fátima Oliveira
Foto: Ascom - HGV

Paciente foi um jovem de 17 anos do estado do Maranhão


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou mais um procedimento inédito de embolização, só que agora do baço, para tratamento em um jovem de 17 anos, portador de Leucemia aguda.  O procedimento foi realizado pelo cirurgião vascular Nilo Luiz, com a participação do médico residente Laurino Neto. O caso está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar sob a coordenação da médica gastroenterologista,Jozelda Duarte.

O paciente é R.P.S, 17 anos, que há 7 anos luta contra uma Leucemia aguda. Natural do Estado do Maranhão, D. Rosenir Sousa, mãe de R.P.S, conta que teve que se mudar para Teresina para tratar do filho que já teve várias reincidências da doença. Ela relata que, em Teresina, foi possível descobrir o que o filho tinha e obter os melhores meios de tratá-lo. Com muita fé, D. Rosenir espera que o filho melhore, para poder voltar à escola.

Segundo a médica, Jozelda Duarte, que acompanha o caso, trata-se de um paciente com cirrose hepática sem causa definida evoluindo com destruição das séries sanguíneas em decorrência do baço aumentado. ”Este jovem sofre também de Leucemia aguda, e não estava conseguindo realizar quimioterapia pois o baço "destruía" as células sanguíneas e agravava, ainda mais, a sua condição. Assim que recebi o  reencaminhamento para avaliar a retirada do baço por cirurgia convencional, discutirmos em equipe com a cirurgia vascular, então optamos por um procedimento menos invasivo”, explica a médica.

O cirurgião vascular que realizou a intervenção, Nilo Luiz, relata que o paciente necessitava fazer uma esplenectomia (retirada cirúrgica do baço). Porém o mesmo não tinha condições clínicas para tal procedimento, pois estava anêmico e com as plaquetas muito abaixo do normal (necessárias para a coagulação).

“Devido a esse alto risco cirúrgico, optamos pela embolização do baço. Realizamos então o acesso guiado por ultrassom pela artéria femoral (localizada na Virilha) e, através dela, subimos um cateter até a artéria esplênica onde foram seletivados os ramos que irrigam o baço e injetadas partículas para causar isquemia do órgão”, descreve o cirurgião.

Segundo Nilo Luiz, já no pós-operatório foi constatado uma melhora do paciente, com aumento do número de plaquetas e uma redução da anemia”, explica o cirurgião.

A gastroenterologista Jozelda Duarte, faz uma análise do sucesso do procedimento e diz que o mesmo deve-se, principalmente, a interação das clínicas. “O trabalho em equipe e multidisciplinar foi fundamental para obter o melhor resultado para o paciente”, destaca a médica.
 



Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem