Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Sábado, 20 de abril de 2024
 

Notícia

Campanha de Combate ao Câncer de Pele atende 260 pessoas no HGV
04/12/2017 12:09


Por Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa


Houve 63 casos suspeitos para a doença


A 18ª Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele totalizou 260 atendimentos e 63 casos suspeitos para a doença. A ação aconteceu no sábado, 2, e foi promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Após os resultados das biópsias, os casos diagnosticados como positivos serão encaminhados para tratamento.

Com o slogan ``Se exponha, mas não se queime``, a campanha foi realizada simultaneamente em todo o Brasil, no horário de 9h às15h. No Piauí, o atendimento foi na Clínica Dermatológica do HGV, parceira da campanha há vários anos. A equipe de atendimento contou com a participação de 18 médicos, além do pessoal de apoio.

A ação fez parte do movimento Dezembro Laranja, que informa à população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento do câncer de pele.

Segundo o dermatologista e coordenador da ação no Piauí, Yuri Nogueira, os dois principais objetivos foram a orientação sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. ``A prevenção é feita com medidas fotoprotetoras, como o uso de protetor solar, chapéus e sombrinhas. Em relação ao diagnóstico, quanto mais cedo acontecer, maiores são as chances de o tratamento ser bem sucedido``, completa o médico.

Seu João Silva é agricultor e diz que há anos sua atividade o obriga a trabalhar sob o sol forte. Como tem a pele muito clara com sarnas e pequenas feridas pelo corpo, resolveu participar da campanha. "Graças a Deus o médico disse que não é câncer e me orientou a evitar a exposição exagerada ao sol. E é o que eu vou fazer daqui para frente``, disse aliviado o agricultor.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que, anualmente, mais de 176 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados no Brasil. É o de maior incidência no país e no mundo, mas também apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. A doença pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem