Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Quinta-feira, 28 de março de 2024
 

Notícia

HGV foi selecionado para participar do Projeto Lean
10/01/2020 11:27


Por Fátima Oliveira
Foto: Solinan Barbosa

Hospital receberá visitas periódicas das equipes do Hospital Sírio–Libanês a partir de fevereiro

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi selecionado para participar do Projeto Lean nas Emergências, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Apesar do HGV não ser um hospital de Urgência e Emergência é a principal porta de entrada dos pacientes regulados pela Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Estado e será hospital piloto para o Ministério da Saúde com este perfil, explica o diretor-geral, Gilberto Albuquerque.

Com o Projeto, o Hospital passa a partir de fevereiro, a receber as visitas periódicas das equipes do Hospital Sírio–Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no Projeto Lean nas Emergências. Este é o  4º Ciclo do Projeto no qual foram selecionados 40 unidades em todo o país. Para o diretor do HGV, significa uma oportunidade de agilizar o atendimento do paciente regulado pela RUE.

“Com a participação do HGV no Projeto, o objetivo é reduzir a permanência do paciente no Hospital, melhorando a organização dos fluxos e, consequentemente, podendo aumentar o número de pacientes atendidos no HGV, reduzindo tempo de espera por um procedimento na Unidade”, explica Gilberto Albuquerque.

A outra vantagem, diz Albuquerque, é que os profissionais serão treinados na metodologia Lean. “A metodologia Lean reduz desperdícios e tempo, otimizando espaços e insumos”, destaca o diretor.

Ele explica ainda que, para alcançar essas melhorias, os hospitais que participam da iniciativa,  passam por um processo de intervenção, fase onde os profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam e se reúnem com gestores e profissionais para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, utilizando ferramentas da metodologia Lean, bem como capacitando as equipes.

Essa fase dura em média seis meses, e após o termino, o HGV passará por um monitoramento, por mais doze meses, para garantir a transformação no gerenciamento da Unidade.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem