Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Quinta-feira, 28 de março de 2024
 

Notícia

HGV já recebeu 400 pacientes na área Covid-19 e 115 já tiveram alta por cura
04/08/2020 14:53


Por Fátima Oliveira

Houve um aumento no número de internações neste período de mais de 400%

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) já recebeu 400 pacientes na Área Covid desde o início da pandemia, sendo que 344 foram confirmados para a Covid-19 e, desses, 115 tiveram alta por cura. Os dados são do Informe Epidemiológico dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Interno de Regulação e Segurança do Paciente do HGV, no período de 1º de abril a 31 de julho.

O relatório aponta que houve um aumento no número de internações no HGV neste período de mais de 400%. Em abril, o hospital recebeu apenas 31 pacientes e em julho foram 156 pacientes na Área Covid.

Ao tempo que os dados apontam para um crescimento de internações, também houve aumento no número de pessoas que foram curadas. Em abril, dos 31 pacientes que deram entrada, apenas um teve alta por cura. Já em julho, dos 156 que foram admitidos, 64 tiveram alta por cura.

“Isso representa maior capacidade do hospital em atender com agilidade e segurança. Para tanto, foi ampliado a capacidade de atendimento, com a implantação de mais 50 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e maior investimento em capacitação da equipe. Esse reforço, vale destacar, deve-se ao Governo do Estado e à Fundação Hospitalar que investiram na reestruturação do hospital”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, avalia como assertivas as ações executadas pelo Estado no enfrentamento à Covid-19. “Implementamos novos fluxos de atendimentos e protocolos no HGV, que se mostraram resolutivos no enfrentamento à pandemia. 

Nossa atuação, em conjunto com o Governo do Estado e Secretaria de Saúde, refletiu em bons resultados, como mostram os índices do último informe divulgado, de forma que, vamos continuar trabalhando no sentido de oferecer um bom atendimento e salvar vidas”, comenta do gestor.

Outro dado importante que o relatório revela é que a maioria dos pacientes recebidos pelo HGV são do sexo masculino e idosos, considerando que o perfil dos óbitos são pacientes acima de 70 anos.

O informe destaca ainda que continua a interiorização da doença. Em abril, foram apenas 13 pacientes provenientes do interior do estado, sendo que em julho foram 82 admissões de pessoas de fora da capital.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Nirvania Carvalho, “os dados demonstram o consolidado dos perfis dos pacientes internados na Área Covid do HGV, tanto nas unidades de terapia intensiva como nas enfermarias, dando uma visibilidade da real situação epidemiológica local”.












Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem