Boa Noite! Quinta-feira, 28 de março de 2024

10/05/2021 14:31

Fotos: Solinan Barbosa

O paciente é do sexo masculino e tem 50 anos de idade

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) implantou o Serviço de Cirurgia Cardíaca, realizando a primeira cirurgia do coração. A equipe médica composta pelos cirurgiões cardíacos Raimundo Barros e Daniel Siqueira, realizaram o procedimento neste sábado (8). Para o diretor geral do HGV, Osvaldo Mendes, “hoje é um dia histórico para uma população carente que precisa de tratamento nessa área. Com a realização dessa cirurgia, estamos implantando o Serviço de Cirurgia Cardíaca no HGV”, destacou o gestor.

O cirurgião cardíaco e coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HGV, Daniel Siqueira, explica que é um momento de felicidade começar esse serviço. “Esse primeiro paciente representa todos os demais que estão na dolorosa fila de cirurgias cardíacas. Isso é motivo de felicidade para todos nós”.

CIRURGIA CARDÍACA B

Segundo o Coordenador da Clínica Cardiovascular do HGV, Carlos Eduardo Lima, a cirurgia, ocorrida neste sábado (8), foi considerada bem sucedida pela equipe médica. “O paciente é do sexo masculino, tem 50 anos de idade, veio encaminhado com síndrome coronariana aguda com obstrução grave na artéria principal do coração e foi submetido a uma cirurgia de revascularização miocárdica”, explicou o cardiologista.

Ainda de acordo com o médico, essa é a principal causa de morte por doenças cardiovasculares no mundo. “Essa patologia é um resultado muito comum devido ao cultivo dos maus hábitos. Muitas doenças do coração podem ocorrer nesses casos, entre elas, o infarto. No caso do paciente, ele já estava na fase aguda da doença e poderia vir a óbito, caso o procedimento não fosse realizado”, destacou Carlos Eduardo.

CIRURGIA CARDÍACA A

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, disse que uma nova fase se inicia no HGV com a ampliação dos serviços de alta complexidade, “isso somente está sendo possível devido o recebimento de estrutura física adequada e insumos adquiridos pela Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (Fepiserh) através do Governo do Estado. A realização desse procedimento, significa maior resolutividade para o paciente do SUS nessa área”, destacou Mendes.

O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca a grandiosidade do Hospital Getúlio Vargas. “O HGV inclui mais uma especialidade cirúrgica, reforçando a sua posição de referência em alta complexidade. Trata-se de algo novo no Piauí. Hoje não temos cirurgia de coração na rede pública estadual. Os hospitais privados conveniados ao SUS são quem realizam esse serviço, portanto, temos uma demanda reprimida”, destaca Ítalo Rodrigues.

O Serviço de Cirurgia Cardíaca

O Superintendente da Gestão da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Campelo disse que hoje é um marco histórico nos 80 anos do HGV, que é a implantação de um Serviço de Cardiologia completo que contempla todas as áreas, onde a gente vai poder proporcionar a população piauiense um ganho inestimável que seja o acesso fácil ao tratamento das cardiopatias, isso é um ganho imensurável.

Ele acrescenta ainda que não é somente a realização de uma única cirurgia, mas a criação de um serviço completo. “Não estamos aqui para realizar uma única cirurgia, mas para implantar um Serviço de Cardiologia integrado, onde vamos poder ter a regulação de uma fila, vamos ter um serviço de urgência para poder tratar os pacientes da forma mais moderna e mais eficaz que existe na atualidade, a gente também tem um serviço de hemodinâmica que podemos fazer um atendimento cardiológico intervencionista e isso de forma integrada, numa área adequada, com novos leitos de UTI e um novo centro cirúrgico, podendo igualar
o HGV aos grandes centros, proporcionando tratamento seguro com uma equipe multiprofissional qualificada”, explica o médico.

A equipe

A equipe multiprofissional foi composta do cirurgião cardíaco, Daniel Siqueira e Raimundo Barros; o anestesista, Fernando Martins; as Perfusionistas: Aurislânia Bezerra e Patricia Lima; as Instrumentadoras: Sônia Vilanova, Márcia Gomes, Márcia Carvalho e Valéria Sâmia e os enfermeiros Ronaldo José e Olivia Leal. Além da técnica de enfermagem, Rosailda Almeida.

CIRURGIA CARDÍACA C