Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Sábado, 20 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realizou captação de múltiplos órgãos e transplante no último domingo (23)
24/05/2021 14:04


Repórteres: Fátima Oliveira e Solinan Barbosa

Foram captados rins, fígado e córneas

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesse domingo (23), mais uma captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes. Esse foi o sexto procedimento em 2021. O doador foi um homem de 44 anos, com o diagnóstico de morte encefálica ocasionada por Traumatismo Cranioencefálico (TCE). O HGV é o único no Piauí a contar com uma equipe que faz esse tipo de procedimento.

CAPTAÇÃO










































Foram captados rins, fígado e córneas. Um transplante renal foi realizado, ainda nesse domingo (23), e o outro está marcado para esta segunda-feira (24), ambos realizados no próprio hospital e beneficiando pessoas que aguardavam na fila de espera do Estado. O fígado foi enviado para Fortaleza, no Ceará.

“Para nós, da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), toda captação é motivo de muita alegria, pois pelo menos cinco vidas podem ser beneficiadas com este ato de amor da família doadora. Somos gratos ao apoio de todos os envolvidos, especialmente, à direção do HGV que não mede esforços para dar condições de que tudo isso aconteça”, explica o coordenador do Centro Cirúrgico, Ronaldo José.

O diretor-geral do hospital, Osvaldo Mendes, explica que pretende continuar a realizar, todos os fins de semana, mutirões para reduzir a fila de espera por um procedimento eletivo e captações com transplantes como forma de agilizar o atendimento à população.

A ação se deu por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO) e Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV.





 







Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem