Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Sexta-feira, 29 de março de 2024
 

Notícia

Comitê de Ética e Pesquisa do HGV é revalidado pelo Ministério da Saúde
11/06/2021 13:57


Por Fátima Oliveira

A decisão foi anunciada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep)

O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi novamente autorizado e requalificado por mais três anos pelo Ministério da Saúde. A decisão foi anunciada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), órgão encarregado pela análise ética de todas as pesquisas científicas envolvendo seres humanos realizadas nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Para o coordenador do CEP do HGV, Arquimedes Cavalcante, essa autorização de funcionamento proporciona credibilidade às pesquisas realizadas no hospital e em todas as instituições públicas e privadas. “Qualquer pesquisa científica que envolva pacientes precisa passar pela autorização do Conep, mesmo as grandes publicações nas revistas científicas, somente aceita o trabalho, se passar por esta avaliação do Sistema CEP/Conepe, daí a importância do funcionamento deste Comitê”, explica o médico.

O diretor do HGV, Osvaldo Mendes, explica que toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa. “Assim, cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição e o bom funcionamento do CEP”, explica o gestor. Ele acrescenta que o CEP do HGV avalia as pesquisas não somente do HGV, mas de várias instituições públicas e privadas e das Instituições de ensino conveniadas ao hospital.








Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem