Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realiza mais duas captações e dois transplantes renais
24/08/2021 13:57


Por Solinan Barbosa
Fotos: Solinan Barbosa

Os procedimentos foram realizados em 48h

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, em 48 horas, mais duas captações de órgãos e tecidos para transplantes. Os procedimentos foram realizados na quarta (18) e quinta-feira (19). Além de rins e córneas, também houve a retirada dos fígados. Este ano, o HGV já registrou 16 coletas de órgãos e tecidos corneanos.

Para esta sexta-feira (20), estão programados para serem realizados dois transplantes renais no Centro Cirúrgico do Hospital, beneficiando pessoas do Piauí que estão na lista de espera pelo procedimento. Os doadores foram um homem e uma mulher, de 55 e 64 anos, respectivamente. Ambos tiveram morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários. Nos dois casos, a causa foi acidente vascular cerebral hemorrágico.

TRANSPLANTE RENAL



























O coordenador de enfermagem da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), Gilson Cantuário, explica que para ocorrer a doação é imprescindível o diálogo com os familiares. ¨A atuação dos profissionais é fundamental, porém mais importante é a família aceitar a realização da doação, que  beneficia pessoas que aguardam por um transplante”, destaca.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, lembra que, ¨mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o hospital mantém as captações e transplantes com toda segurança, possibilitando que diversas pessoas com doenças renais crônicas, por exemplo, possam ter uma melhor qualidade de vida¨.
As ações acontecem por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO) e Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem