Bom Dia! Sexta-feira, 29 de março de 2024

Acompanhamento psicológico a pacientes bariátricos no HGV é destaque nacional
23/11/2021 15:40

Fotos: Fátima Oliveira

Artigo ficou em segundo lugar no Brasil.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi destaque nacional pelo trabalho exitoso referente ao acompanhamento psicológico pré e pós-cirúrgico oferecido a pacientes bariátricos, integrado ao Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabologia do Hospital. O trabalho foi apresentado durante o 28º Encontro Remoto Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O evento foi realizado no período de 9 a 12 de novembro e concorreram 40 trabalhos no Brasil inteiro.

O artigo apresentado pelas psicólogas Marta Socorro Vasconcelos Caldas Brito e Zilma Maria Bento Cavalcante foi considerado inédito e pioneiro no serviço público de atenção ao paciente obeso mórbido no Piauí. Entre mais de 100 experiências apresentadas no evento, o artigo ficou em segundo lugar no Brasil.

Para a psicóloga Marta Vasconcelos, o trabalho foi relevante por simplificar o acesso à indispensável avaliação psíquica pré-cirúrgica e à continuidade do acompanhamento psicológico após procedimento. “Voltado à ressignificação subjetiva da relação do indivíduo com seu corpo, este acompanhamento configura-se no sentido de auxiliar o paciente a desenvolver recursos psicoemocionais, por vezes incipientes ou inexistentes, de enfrentamento à obesidade”, explica à psicóloga.
BARIÁTRICA A

Para a psicóloga Zilma Bento, co-autora do trabalho, desde o credenciamento do Serviço de Cirurgia Bariátrica no HGV, em 2019, já foram atendidas mais de 100 pacientes no seu pré e pós operatório. “O que o Ministério da Saúde considerou inédito dentro do serviço púbico de saúde foi o acolhimento e acompanhamento durante todo o pré e pós operatório, ressignificando as mudanças de comportamento em todo o processo”, explica a psicóloga.

BARIÁTRICA B

Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, a oferta do acompanhamento psicológico impacta positivamente no sucesso pós-cirúrgico, “pois favorece a mudança de comportamentos alimentares compulsivos ou compensatórios e o agravamento de transtornos psíquicos associados à obesidade”, explica o gestor.

O artigo será publicado na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais – Resdite, da Universidade Federal do Ceará e comporá o e-book “Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: Evidência Científica e Qualidade na Prática”.