Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Quinta-feira, 28 de março de 2024
 

Notícia

Secretário anuncia transplante de fígado no HGV em seis meses
11/09/2014 07:14



Mirócles Veras autorizou uma campanha publicitária para conscientizar a população da importância de doar órgãos

O secretário de estado da saúde, Mirócles Veras, anunciou nesta quarta-feira (10), durante visita ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), que o maior hospital público do Piauí vai realizar transplante de fígado no prazo de seis meses. O gestor se reuniu com a diretora do HGV, Clara Leal, e a equipe do hospital para definir o cronograma de implantação de mais esse serviço de alta complexidade.

“É sempre bem-vindo um novo serviço de alta complexidade no HGV. Dentro de seis meses estaremos não só captando, mas também implantando fígado no Piauí. Enquanto isso, vamos fortalecendo o que já é forte no HGV, a captação”, disse o secretário.
Para isso, Mirócles Veras autorizou uma campanha publicitária para conscientizar a população da importância de doar órgãos.  “Temos uma Organização de Procura de Órgãos e Tecidos, a nossa OPO, que funciona muito bem, mas as doações ainda são pequenas” afirmou o secretário.
02



















        Secretário visitou o Hospital na manhã dessa quarta-feira (10)

Segundo o coordenador de captação de órgãos do HGV, Wellington Figueredo, a realização do transplante no hospital beneficia diretamente os pacientes do Piauí, já que, hoje, os órgãos captados são enviados para outros estados. “De dois anos para cá fizemos 35 captações de múltiplos órgãos, sendo que 20 foram de fígado. 70% desses órgãos foram enviados para o Ceará, o maior transplantador de fígado do país”, afirma o coordenador.

De acordo com Wellington Figueredo, a equipe que vai realizar os transplantes está em fase final de formação no Hospital Albert Einstein, de São Paulo. “Os profissionais estão adquirindo conhecimento no Albert Einstein e, ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para a habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde e adequações na estrutura física do HGV”, informa.

segundo o coordenador, apesar dos avanços na captação de órgãos no Piauí, as doações ainda são abaixo da média. “A criação da OPO há 3 anos gerou um crescimento exponencial, mas precisamos de mais doações”, explica. Em maio do ano passado, o HGV fez sua primeira captação de coração. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado pela equipe da OPO.

Ainda no HGV, Mirócles Veras visitou o novo aparelho de Hemodinâmica do hospital, que está em fase final de testes. Ele será entregue oficialmente no dia 24 de setembro. “São ações de impacto, que vão possibilitar o atendimento a pacientes cardíacos e neurológicos com serviços que, antes somente eram realizados em hospitais privados, e que hoje será realidade em um hospital público, financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclareceu Mirócles Veras.

ORTOPEDIA - A diretora do HGV, Clara Leal, aproveitou a visita do secretário para informá-lo oficialmente do salto em cirurgias ortopédicas dado pelo hospital em agosto. O número de procedimento cresceu 50%.  Foram realizadas 68 intervenções a mais do que no mês anterior. O HGV contabilizou 188 cirurgias ortopédicas em agosto, enquanto que em julho foram apenas 120. Somente no turno da noite, foram realizados 37 procedimentos. No total, envolvendo várias especialidades, o HGV realizou um total de 835 cirurgias em agosto.


Por Hérlon Moraes
Fotos: Hérlon Moraes





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem