Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Notícia

Mãos que tecem amor e carinho
16/09/2014 22:22:22


Quatro costureiras trabalham no setor

Confeccionar e consertar camisolas dos pacientes e uniformes do centro cirúrgico e central de material, suprindo as necessidades do maior Hospital Público do Estado, essa é a missão de quatro mulheres que trabalham na Costuraria do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Existente na instituição há 70 anos, o setor responde à Hotelaria: quatro costureiras se dividem na produção do enxoval hospitalar, na confecção de uniforme para os colaboradores da enfermagem e campos cirúrgicos, além de pijamas para os pacientes e lençóis dos leitos cirúrgicos e ambulatoriais.
01






















       Diretora Clara Leal em reunião com colaboradoras da costuraria

De acordo com a enfermeira Vera Xavier, responsável pelo setor, mensalmente são confeccionadas, aproximadamente, 600 peças, o que representa 2.600 quilos de roupas por mês, cerca de 31.200 quilos/ano.  Esses números mostram a importância das costureiras para o funcionamento de diversas unidades do Hospital Getúlio Vargas (HGV). “Sem a confecção e os ajustes realizados por essas mulheres, não conseguiríamos suprir as necessidades dos colaboradores e pacientes e manter o padrão de qualidade dos serviços prestados pelo HGV”, relata.

Para D. Antônia Maria, há 25 anos trabalhando no setor, a Costuraria presta serviço a todo o Hospital, “a gente faz capote para os médicos, uniforme para os maqueiros e as camisolas dos pacientes, além de toda roupa do centro cirúrgico”, explica. Para D. Maria Alves, há sete anos no setor, trabalhar ali, é uma satisfação: “sinto que tenho obrigação de prestar um bom trabalho, com respeito e  prazer”.
AE






















                    D. Antônia Maria: ``trabalho com respeito e  prazer”
  
D. Damiana de Sousa, costura há 40 anos para o HGV, ela chegou no setor quando ainda o Hospital era coordenado pelas freiras. “O que eu faço é muito importante, além das roupas dos médicos que vão para o centro cirúrgico, produzimos todas as roupas dos pacientes”, fala orgulhosa do seu trabalho. Sua colega de trabalho, Maria Rodrigues, há 28 anos na Costuraria, diz que “antigamente pensava-se que as roupas do HGV eram produzidas fora, hoje, todo mundo reconhece nosso trabalho”.
AD






















                       Dona Damiana trabalha há 40 anos na costuraria


“Nossas costureiras são verdadeiras artistas. Pelas mãos dessas mulheres, passam todos os itens do enxoval do HGV e elas lidam com todo o carinho necessário. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe”, diz Vera Xavier.


Por Fátima Oliveira
Fotos: Fátima Oliveira





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem