Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Quinta-feira, 18 de abril de 2024
 

Notícia

HGV treina profissionais em Emergência Cardiovascular
11/10/2014 08:45


Cerca de trinta profissionais participam do treinamento

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) está realizando, neste sábado(11) e domingo(12), Treinamento em Emergência Cardiovascular Avançado (TECA). O Curso está sendo ministrado por instrutores da Escola Paulista de Medicina, coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O curso acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPI e tem como foco a Parada Cardiorrespiratória em situações emergenciais.

Segundo a coordenadora e instrutora do Curso, a médica cardiologista da Escola Paulista de  Medicina, Érica Jesus, o curso é uma ferramenta muito útil e indispensável para unidades hospitalares e pré-hospitalares que trabalham com emergência médica no Brasil”, explica.
AE






















                          Médica Érica de Jesus coordena o treinamento


“Neste curso o profissional  aprenderá como agir em uma situação de emergência nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Parada Cardiorrespiratória (PCR), Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Obstrução de Vias Aéreas e engasgo. Além da importância do Trabalho em equipe e time de resposta rápida”, explica a médica.

De acordo com Érica Jesus, o TECA  foi desenvolvido baseado na  Diretriz Brasileira de Parada Cardio-respiratória e Emergência Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Diretriz mais recente do ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation). O curso foi desenvolvido por especialistas em emergência cardiovascular, seguindo critérios modernos de didática e treinamento.
AC






















                     Cerca de trinta profissionais estão sendo capacitados

A diretora geral do HGV, Clara Leal, ressalta que o Treinamento faz parte do processo de qualidade e segurança que o Hospital está passando. “Como podemos ter um hospital acreditado, como ter qualidade, se não tiver profissionais qualificados. O processo de Acreditação Hospitalar visa que cada profissional tenha, pelo menos, 40 horas de capacitação por ano”, explica Clara Leal.
AF






















        Diretora do HGV, Clara Leal, fala da importância da capacitação



Por Fátima Oliveira
Fotos: Solinan Barbosa





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem