Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Quarta-feira, 24 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realizou 42°/. dos transplantes renais do Piauí em 2014
22/01/2015 10:00:00


Foram 4 com doadores vivos e 11 com doadores falecidos

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 15 transplantes renais em 2014, sendo 4  com doadores vivos e 11 com doadores falecidos. Número que equivale a 42% dos 36  transplantes de rim registrados no Piauí no ano passado. O HGV é o único da rede pública de saúde do Estado que faz esse procedimento.  Os dados são da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Piauí (CNCDO-PI).

O médico nefrologista do HGV, Ricardo Mangueira, ressalta que o transplante é a forma de tratamento que apresenta os melhores resultados para quem sofre de doença renal crônica. ``O transplante garante uma melhor qualidade de vida ao paciente. Mas é preciso lembrar que o transplantado precisa tomar medicamentos continuamente para controlar a imunidade e evitar a rejeição; além de visitar um nefrologista periodicamente``, pontua.

E foi esse tratamento que transformou a vida do soldador Marcelo Augusto de Moraes, 37 anos, da cidade de Uruçui. Sofrendo de doença renal crônica e aguardando por um transplante, há quase dez anos ele era obrigado a passar por três sessões semanais de hemodiálise, tratamento que substitui a função dos rins quando eles deixam de funcionar. Cada sessão dura, em média, cerca de quatro horas.
AB






















                      Marcelo Augusto: ``uma vida com mais qualidade``

A espera de Marcelo teve fim no dia 20 de dezembro do ano passado, quando foi submetido a um transplante no HGV. Em plena recuperação em uma das enfermarias do Hospital, ele já consegue ingerir líquido e urinar, um dos sinais de que o rim transplantado está respondendo de forma positiva ao tratamento.

Prestes a receber alta médica, Marcelo faz questão de agradecer à equipe de profissionais que cuidou dele no Hospital e aos familiares do doador; um jovem de 28 anos que faleceu vítima de acidente de trânsito. ``Mesmo em um momento de muita dor, eles tiveram a sensibilidade de fazer um ato de amor ao próximo. E, assim, ajudar uma outra pessoa a continuar vivendo com mais qualidade``,  diz emocionado.
AC






















                              Marcelo Augusto e a mãe, dona Joana Dar´c


Nos primeiros dias de janeiro de 2015, o Serviço de Transplante Renal do HGV já realizou 2 procedimentos. Atualmente, cerca de 200 pessoas estão na lista de espera por transplante renal no Estado do Piauí.



Por Solinan Barbosa
Fotos: Solinan Barbosa





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem