Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Terça-feira, 23 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realizou quase dez mil cirurgias em 2014
27/01/2015 14:17


A taxa de mortalidade permaneceu baixa, com o índice de 3%

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 9.935 cirurgias no ano de 2014, com uma média de 822 procedimentos/mês e 63.766 atendimentos ambulatoriais. Os dados são do Relatório de Indicadores de Produção e Qualidade divulgados pela Assessoria de Planejamento do Hospital.Segundo o Relatório, cresceu o número de pacientes atendidos no hospital, mas a taxa de mortalidade permaneceu baixa, com índice de 3%.

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, esse dado é importante porque a taxa de mortalidade hospitalar é um dos indicadores de desempenho que ajuda a medir a qualidade da assistência prestada ao paciente.

“Dessa forma, a taxa de mortalidade hospitalar expressa a relação (em percentual) entre o número de óbitos ocorridos em pacientes internados e o número de pacientes que tiveram saída do hospital, em determinado período. Mede a proporção dos pacientes que morreram durante a internação hospitalar”, explica.

Segundo o Relatório, cresceu também a taxa de ocupação do Hospital, com uma média de 67,83% enquanto que, anos anteriores, essa taxa ficava em torno de 57,77%. Clara Leal explica que os dados servem para nortear a gestão e mostrar os avanços. O Relatório aponta também que foram realizados 178.258 exames complementares no Ambulatório do HGV.

Para a diretora, a avaliação dos indicadores tanto de produção quanto de qualidade são  exigências para que os serviços de saúde, tanto privados quanto da área pública, organizem-se de modo a responder às necessidades das pessoas e ofereçam um cuidado efetivo e humanizado, provendo todas as informações que o usuário necessita.
 

Por Fátima Oliveira
Foto: Solinan Barbosa




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem