Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Madrugada! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Notícia

Centro Cirúrgico do HGV passa a funcionar regularmente aos sábados
24/07/2015 08:46


Por Fátima Oliveira
Fotos: Solinan Barbosa


Medida visa reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas e ampliar o número de procedimentos da urgência

O Centro Cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa a funcionar também aos sábados. Desde a transferência do Serviço de Pronto-Socorro para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em 2008, é a primeira vez que o centro cirúrgico do Hospital passa a funcionar regularmente aos sábados. À medida é um esforço conjunto da Secretaria Estadual da Saúde e da direção do HGV para reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas e ampliar o número de procedimentos da urgência.

Neste sábado (25) a especialidade a ser contemplada será a ortopedia, com 20 pacientes provenientes do Ambulatório Integrado, HUT e de unidades de saúde do interior do Estado. Como é o caso da aposentada, de 85 anos, Cosma Maria dos Santos, que fraturou o braço devido a uma queda quando saia da Igreja no município de Barro Duro, a 105 quilômetros de Teresina. A neta de D. Cosma, Vandeíula Evangelista, ficou aliviada quando soube que sua avó seria operada no sábado. “Graças a Deus, maravilhoso!!”, exclamou.
AG






















              Dona Cosma Maria se prepara para ser operada no sábado


A diretora do HGV, Clara Leal explica que o início das atividades do Centro Cirúrgico aos sábados representa um esforço do HGV e Secretaria da Saúde para atender um maior número de usuários que estão aguardando na fila de espera e evitar sofrimento e seqüelas definitivas, principalmente em idosos.

No sábado passado (18), vinte crianças que sofriam com graves problemas de adenóide e amigdalite foram operadas. “A ação, em caráter experimental, foi um sucesso”, afirma Clara Leal. Várias outras especialidades também serão contempladas como cirurgia geral, plástica e cirurgias de cabeça e pescoço.

Nos primeiros seis meses de 2015, foram realizados 4.679 procedimentos de média e alta complexidade pelo Centro Cirúrgico do HGV.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem