Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Quinta-feira, 18 de abril de 2024
 

Notícia

Serviço de Oftalmologia realizou trinta cirurgias neste sábado
03/10/2015 11:30


Por Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa

Trinta pacientes foram beneficiados

Trinta pacientes do Ambulatório Integrado do Hospital Getúlio Vargas (HGV) passaram por cirurgias de catarata, neste sábado (03).  Essa foi mais uma ação , desde que o Centro Cirúrgico do HGV passou a funcionar regularmente aos sábados. A  medida, em prática desde julho, foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção do Hospital como forma reduzir a demanda cirúrgica reprimida. A decisão já beneficiou mais de  170 pessoas, nas especialidades de Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral e Oftalmologia.

Uma dessas pessoas beneficiadas foi o aposentado Raimundo Nonato da Silva, 61 anos, do bairro Mocambinho III, zona Norte de Teresina. Ansioso, ele aguardava o momento de entrar no Centro Cirúrgico. Ele conta que estava com a visão embaçada, não conseguindo distinguir bem as cores, que apareciam de forma desbotadas.

Após a cirurgia, seu Raimundo Nonato era só alegria e confiança.``Estou feliz em finalmente poder ficar bom desse problema. Agora terei mais segurança e independência para realizar minhas tarefas do dia a dia``, disse, com um sorriso de quem voltará  a enxergar a vida de uma forma mais colorida.

A catarata é a opacificação (escurecimento) do cristalino, a lente normalmente clara e transparente do olho, e os sintomas mais comuns são o embaçamento da visão e ofuscamento ou sensibilidade à luz. O procedimento cirúrgico é realizada com anestesia local (em forma de colírio ou micro-bloqueio), sem necessidade de internação. Logo após a cirurgia, o paciente é liberado com os cuidados pós-operatórios prescritos pelo médico. O tempo de cirurgia é em torno de 15 minutos.

Fizeram parte da ação os médicos oftalmologistas Napoleão Bonaparte de S. Júnior, Namir Clementino, Alessandra Silveira, Luís Augusto C. Branco e Herculano Carvalho. os anestesistas Abílio Servedo e Célia Coelho; além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros.





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem