Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Terça-feira, 23 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realizou cirurgia inédita utilizando tecnologia avançada
29/04/2016 09:48


Por Fátima Oliveira
Fotos: Fátima Oliveira


Procedimento aconteceu nesta sexta-feira (29)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou nesta sexta-feira(29), a primeira cirurgia de Lobectomia Pulmonar por Videolaparoscopia utilizando tecnologia avançada que reduz o tempo cirúrgico, a morbidade do paciente e o tamanho das incisões. A cirurgia foi realizada pelos cirurgiões torácicos Francisco Martins Neto, do Hospital de Messejana em Fortaleza - CE e Cromwell Carvalho do HGV.

O coordenador da Clínica Pneumológica e Torácica do HGV, Cromweel Carvalho explica que o procedimento utilizou uma técnica minimamente invasiva, que proporciona benefícios como invasão menor, com incisões de 3 a 4 centímetros,  que reduz o tempo de permanência no hospital e o risco de infecções.
03






















        Diretora Clara Leal e Médicos se reuniram antes do procedimento

Segundo Cromwell Carvalho, o HGV já realiza a técnica, mas a novidade é que nesse procedimento utilizaram grampeadores endoscópicos, bisturis e pinças com ultrassom como energia (bisturi harmônico) e clipadores de última geração. “Eles ajudam os tempos cirúrgicos, deixando tempos de ligadura dos vasos que poderiam demorar horas em segundos”, destaca o cirurgião.

Para o cirurgião torácico, Francisco Neto,  os avanços desse procedimento para a cirurgia tradicional, são muitos. Dentre eles, além do tamanho da incisão, porque com a utilização das pinças, não precisa ocorrer o afastamento das costelas, a redução da dor no pós-operatório e menor risco de infecções”, explica.

A diretora geral, Clara leal, disse que a intenção da gestão é utilizar a nova técnica para que o HGV continue avançando como hospital de alta complexidade.

A cirurgia foi realizada na  paciente Alessandra, 36 anos, portadora de uma  lesão congênita que ocasionava internações constantes por causa de infecções recorrentes. A paciente teve três internações por pneumonia nos últimos dois anos e hemoptose (escarros com sangue).




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem