Boa Tarde! Quarta-feira, 24 de abril de 2024

HGV completa 75 anos e ganha mais 24 leitos de UTI
03/05/2016 13:21

Por Fátima Oliveira e Allana Sousa

Governador e secretário visitaram também as obras de ampliação da UTI

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa assinaram nesta manhã de terça-feira (3), a autorização de procedimento licitatório para construção de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Getúlio Vargas (HGV). As obras e equipamentos estão orçados no valor de R$ 2 milhões. A ação aconteceu durante as comemorações dos 75 anos do Hospital com a presença da vice-governadora do Estado Margareth Coelho, a diretora geral do HGV,  Clara Leal, funcionários, familiares de pacientes e autoridades locais.

Na ocasião, Wellington Dias visitou também as obras de ampliação de quatro leitos de UTI que já se encontram em andamento e participou do corte do bolo dos 75 anos do HGV.  Ele  destacou que a medida vai proporcionar um melhor atendimento aos pacientes graves que necessitam de leito de Terapia Intensiva no Estado.

“O HGV é o maior centro de referência nessa área hospitalar de alta complexidade no Piauí. Aqui nós temos mais de 300 leitos, centros cirúrgicos e atendimentos nas mais diversas áreas. A ampliação dos leitos de UTI amplia a qualidade de atendimento e de vida da população e gera maior segurança para quem trabalha nessa área e para os pacientes”, disse o governador. A primeira etapa da reforma deve ser concluída em 60 dias.

O secretário Francisco Costa ressaltou que o HGV tem conseguido ampliar a oferta em 50% de exames, consultas e cirurgias proporcionando um maior atendimento à demanda, seguindo padrões de qualidade e segurança para os pacientes.

“Extremamente importante, o HGV atende não só o Piauí, mas pacientes do Maranhão, Tocantins e até do Pará. Uma unidade de alta complexidade, ele segue numa crescente na realização de consultas, exames e cirurgias com tecnologia avançada e qualificação de profissionais. Com mais investimentos em estrutura e equipamentos, a proposta é pegar principalmente pacientes da neurocirurgia e vascular que estão represadas no HUT e outros hospitais regionais da rede estadual para gerar um fluxo maior, dispondo de uma atenção diferenciada”, enfatizou Costa.

Para a diretora geral, Clara Leal, o HGV chega aos 75 anos cumprindo seu papel na rede de saúde como hospital de média e alta complexidade preparado para cuidar dos pacientes mais graves.  “O Governo tem investido em tecnologia avançada, associado à estrutura de ponta. Somos o primeiro hospital da rede pública a buscar a Acreditação Hospitalar. Nos orgulha saber que em quatro anos, já atingimos 65% de conformidade na avaliação em busca desse selo”, destacou.

Para o coordenador da UTI do HGV, Bruno Ribeiro, o Ministério da Saúde preconiza que 10% do total de leitos em hospitais gerais de alta complexidade sejam destinados a terapia intensiva. Atualmente o Hospital possui 16 leitos e com ampliação passa a ter 40 leitos.

Participaram também da solenidade, o Diretor administrativo do HGV, Ingrácio Amorim, secretário Municipal da Saúde, Aderivaldo Andrade, deputados estaduais João de Deus (PT), Fernando Monteiro (PRTB) e  Joel Rodrigues (PP), presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Lúcia Santos, diretor de Descentralização e Organização Hospitalar, Alderico Tavares, superintendente de Assistência à Saúde, Cel. Gerardo Rebelo, e os ex-diretores do Hospital, Francisco Ramos e Antônio Aguiar. Além do Prefeito do município de Pavussu, Elias Ferreira Neto.

A Programação  do Aniversário

As comemorações começou às 8h, com a celebração da Missa em Ação de Graças celebrada pelo Pároco da Capela, Pe. João Paulo e o tradicional Corte do bolo com a presença de funcionários, pacientes e acompanhantes. Amanhã, às 16h30, será realizada uma homenagem ao ex-diretor Antônio Joaquim de Castro Aguiar, que administrou o hospital no período de 73 a 74.

Ainda no dia 4, às 17h30, será realizada a visita ao Painel Histórico que conta a trajetória do período de maior turbulência do hospital com a transferência do Serviço de Pronto-Socorro (SPS) de 2003 a 2008 com a passagem dos ex-diretores Joana Zélia Arcoverde de Castro, a primeira mulher a administrar o HGV e o ex-diretor Noé Fortes que conduziu todo o processo de transferência do SPS para o Hospital de Urgência de Teresina, Dr. Zenon Rocha.

O Painel relata também a passagem do ex-diretor Carlos Iglézias - 2011 a 2014-onde aconteceu a mudança de comportamento que vem passando os profissionais com a implantação do processo de Acreditação Hospitalar.

As comemorações encerram com um Sarau Comemorativo aos 75 anos, com médicos poetas e músicos coordenado pelo professor Cinéas Santos.

Confira fotos: