Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Madrugada! Quarta-feira, 24 de abril de 2024
 

Notícia

Mutirões no HGV beneficiam quase cem pessoas em diferentes especialidades
28/05/2016 11:19


Por Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa

Mutirões aconteceram em diferentes especialidades

Neste sábado (28) o Serviço de Endoscopia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu um mutirão de exames de videocolonoscopia, no qual 28 pacientes foram beneficiados. ``Esse exame é muito importante para o rastreamento preventivo do câncer de intestino. Serão quatro sábados seguidos de mutirões, com a meta de atender cem pessoas``, explica o coordenador do serviço, Carlos Dimas.

A dona de casa Maria Gomes, 55 anos, foi uma das pessoas submetidas ao exame de videocolonoscopia. Ela disse que estava tranquila, pois finalmente iria saber o diagnóstico preciso das fortes dores que vinha sentindo no estômago. `` Estava muito ansiosa, mas depois que me ligaram dizendo que eu iria fazer o exame hoje, a ansiedade deu lugar ao alívio``, conta.

No total, noventa e seis pessoas foram beneficiadas durante os atendimentos promovidos pelo HGV entre o feriado de Corpus Christi e o final de semana. Na quinta-feira (26) foram realizadas 40 cirurgias ortopédicas e duas embolizações de aneurisma. Já na sexta-feira (27) aconteceram 26 procedimentos cirúrgicos nas áreas de oftalmologia, ortopedia, urologia, cirurgia vascular e plástica.

De acordo com a diretora do HGV, Clara Leal, medidas como a realização regular de mutirões, nos feriados e finais de semana, e o funcionamento do Centro Cirúrgico nas noites de segunda e quarta-feira, possibilitaram dinamizar o volume de atendimentos em diferentes especialidades.

``Desde agosto do ano passado, o Hospital saltou de uma média mensal de 700 cirurgias para 1.100; sendo 300 somente em ortopedia, especialidade na qual é maior o número de pessoas aguardando por um procedimento cirúrgico. A fila nessa área era de mais de duas mil pessoas e já reduzimos para 538``, enfatiza a diretora.

Durante as ações estiveram envolvidos 16 cirurgiões, dez anestesistas, seis enfermeiras e 40 técnicos de apoio, dentre técnicos de enfermagem, radiologia e maqueiros. Sete salas de cirurgias funcionaram durante os mutirões.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem