Boa Tarde! Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sesapi realiza I Oficina de Comunicação Efetiva
27/07/2016 09:58

Foto/Fonte: Google

Participam profissionais de diversas áreas que atuam no cuidado do paciente

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde de diversas áreas e proporcionar melhor qualidade e segurança a assistência ao paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Ouvidoria do SUS, está realizando a I Oficina de Comunicação Efetiva no Hospital Regional Eustáquio Portela, no município de Valença - Pi. Estão participando profissionais de diversas áreas que atuam no cuidado do paciente.

Para a Ouvidora do SUS no Estado, Margareth Eulálio, a expectativa é que a Oficina promova melhoria nos processos de trabalho a partir de uma comunicação mais eficaz entre as equipes e, consequentemente, uma redução nas manifestações de reclamações e denúncias. A ouvidoria está trabalhando a segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente, que é a Comunicação Efetiva”.

Ela explica que a falta de comunicação entre equipes de saúde é responsável por 60% de todos os eventos adversos que acontecem nos serviços de saúde. “Precisamos fortalecer nossas estratégias de comunicação como forma de reduzir os riscos aos pacientes que são atendidos nas instituições de saúde do Estado”, destaca a Ouvidora.

“A oficina vem ajudar no registro de informações tanto na ouvidoria quanto no prontuário do paciente, que é um documento legal e contém todas as informações do processo assistencial, desde a admissão até a alta do paciente”, explica Eulálio.

A diretora do Hospital Regional Eustáquio Portela, Lucília Marreiros, diz que a iniciativa faz parte do Projeto do Estado em melhorar a assistência do paciente da adoção das metas internacionais de Segurança do Paciente em todo o Estado

Participam da Oficina enfermeiros, fonoaudiólogos, educadores físicos, técnicos de enfermagem, tecnólogos, assistente social, serviços gerais.