Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Sexta-feira, 19 de abril de 2024
 

Notícia

Mutirões aumentam número de pacientes beneficiados pelo HGV
20/08/2016 11:15


Por Fátima Oliveira e Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa

o Hospital realiza uma média mensal de 1.500 cirurgias, número que ganha reforço com os mutirões

Dezesseis pessoas foram beneficiadas com procedimentos cirúrgicos de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical; além de colecistectomias (retirada vesícula biliar), no mutirão de cirurgia geral que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu neste sábado (19). Em menos de um mês, esse foi o quinto mutirão consecutivo realizado pelo HGV nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral.

A diretora do HGV, Clara Leal, diz que o Hospital realiza uma média mensal de 1.100 cirurgias, número que ganha reforço com os mutirões. ``A realização rotineira de mutirões aos finais de semana é uma das iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a direção do HGV para reduzir, cada vez mais, o tempo de espera por um procedimento cirúrgico``, acrescenta Clara Leal.

Na especialidade de cirurgia geral, por exemplo, os números atestam bem essa realidade. ``Em um comparativo entre os meses de janeiro a junho de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 57% no volume de cirurgias feitas pela clínica após a realização dos mutirões``, destaca o coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Valério Carvalho.

Segundo Clara Leal para participar dos mutirões são necessários alguns critérios. ``No caso de ser uma cirurgia eletiva, o paciente deve está sendo acompanhado por algum especialista do Hospital, a data da emissão da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), a idade cronológica, ser portador de deficiência e a gravidade da situação``, explica a diretora

O comerciante Agamenon da Silva Andrade, da cidade de Boqueirão do Piauí, aguardava ansioso na enfermaria o pai dele, o aposentado João Paulo da Silva, de 63 anos, que passou por cirurgia de hérnia inguinal . ``Ele já esperava há algum tempo por essa cirurgia. E graças ao mutirão o procedimento dele aconteceu antes da data prevista.

Esse tipo de iniciativa é muito bom, pois ajuda várias pessoas que, assim como meu pai, também precisam uma intervenção cirúrgica``, completa o comerciante.
Cerca de 30 profissionais trabalharam na ação, entre eles os cirurgiões Hamilton Valério, Carlos Renato e Francisco Cavalcante. Os anestesistas Antônio Urias e Alexandre Nolêto; além de médicos residentes, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem