Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Madrugada! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realiza mutirão ortopédico e agiliza volta de jovens ao mercado de trabalho
24/09/2016 10:26


Por Fátima Oliveira e Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa


A maioria é de pacientes jovens vítimas de acidentes de trânsito

Neste sábado (24), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu mais um mutirão cirúrgico na área de ortopedia que beneficiou 30 pacientes do Ambulatório (Prédio Azul) e da Urgência. Também foi realizado uma cirurgia neurológica de Traumatismo Raque Medular em paciente que sofreu trauma de coluna.

Em pouco mais de um ano, o hospital realizou 41 mutirões que atenderam 1.121 pessoas em diferentes especialidades. Desse total, quase 50% foram de procedimentos na área de ortopedia.

Como é o caso do servente de pedreiro, Antônio Soares, 22 anos, que fraturou a tíbia e a fíbula após sofrer um acidente de moto. Antônio conta que foi colocado os fixadores na perna, o que impossibilitava de realizar suas atividades. Ele está há um ano e três meses afastado de suas funções. "Fiquei muito feliz em participar do mutirão, quero voltar a trabalhar", explica Antônio Soares.

O mesmo aconteceu com João Eulice, 19 anos, que sofreu um acidente de moto no município de José de Freitas-Pi. Ele explica que ficou tão feliz ao saber que ia participar do mutirão que esqueceu que estava com a muleta e pulou abraçando a irmã. João Eulice trabalhava como lavrador, antes do acidente, e sonha em voltar a cuidar da roça junto com seu pai.

Para o cirurgião ortopédico, Neomar Soares, o mutirão é uma forma de acelerar a fila de espera de cirurgias do HGV. Por ser um hospital de alta complexidade, a maioria dos pacientes, tanto do interior como da capital, são drenados para cá e o mutirão, é importante, para colocar esse paciente de volta ao mercado de trabalho mais rápido”, explica o médico.

Segundo a diretora-geral do HGV, Clara Leal, a ação faz parte de um esforço conjunto entre Secretaria de Estado da Saúde e direção do HGV para agilizar o atendimento de pacientes que necessitam de procedimento cirúrgico de média e alta complexidade na capital e nos municípios do Piauí.

Participaram do Mutirão, os ortopedistas José Wilson Rodrigues (coordenador), Glauson Nascimento, Neomar Soares, José Sampaio, Francisco das Chagas e os anestesistas Antônio Urias e Hugo Carvalho. Os neurocirurgiões Reinaldo Mendes e Antônio Carlos Barbosa.
 




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem