Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Sexta-feira, 19 de abril de 2024
 

Notícia

HGV avança na área de neurocirurgia
24/11/2016 09:38


Por Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa

Procedimento foi na área de embolização de aneurisma cerebral

Na última terça-feira (22), o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, pela primeira vez, uma embolização de aneurismas cerebrais bilaterais, em um mesmo procedimento e sob anestesia local. Normalmente, quando há aneurismas grandes e bilaterais, o tratamento é feito em intervenções separadas e com anestesia geral.

O coordenador da neurocirurgia do HGV, Daniel França, responsável pelo procedimento, afirma que se o tratamento fosse feito pelo método tradicional, seria preciso abrir os dois lados da cabeça com um tempo de duração de, no mínimo, quatro horas para cada aneurisma, obrigatoriamente com anestesia geral; além de ser maior o período de internação pós-cirúrgico, tanto na UTI quanto na enfermaria.

``Primeiro tratamos o da direita, que era o mais grave e, em seguida, o da esquerda. O procedimento teve duração total de 50 minutos. Durante esse período, o paciente esteve apenas levemente sedado, facilmente despertável e respirando espontaneamente. Foi tudo muito tranquilo e o paciente saiu da UTI com apenas 24 horas e já terá alta nesta quinta-feira (24)``, explica o neurocirurgião.

Para o coordenador, `` O sucesso do procedimento somente foi possível porque a Hemodinâmica do HGV conta com uma equipe altamente experiente e bem treinada. Por isso, está entre os hospitais públicos que mais realizam embolizações no país``, completa Daniel França.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi o primeiro hospital público do Piauí a realizar uma embolização de aneurisma cerebral, em março de 2012.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem