Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Quarta-feira, 24 de abril de 2024
 

Notícia

HGV avança na adoção de metas de segurança do paciente
23/02/2017 14:13


Por Fátima Oliveira
Foto: Solinan Barbosa


Estão sendo criados mecanismos para melhoria do atendimento ao paciente


Uma equipe técnica do Hospital Moinhos de Vento - RS está visitando o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para verificar os processos na área de segurança do paciente que tem acontecido no hospital. O HGV é um dos 15 hospitais no país que foi selecionado para fazer parte do Projeto. O objetivo é treinar profissionais e adotar mecanismos para melhorar o atendimento ao paciente, dentro do programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI - SUS).

Para a coordenadora Nacional do Projeto Paciente Seguro, Elenara Ribas, tem verificado já avanços no hospital em relação à segurança do paciente. "Estamos muito feliz de contar com essa parceria, temos visto muitos avanços, uma equipe muito dedicada. Nesses dois dias de visita, temos acompanhado os processos dentro do hospital que exige uma qualificação do cuidado em saúde e uma mobilização muito grande de todos os profissionais", explica a coordenadora.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, Nirvânia Carvalho, acrescenta que o HGV já está trabalhando as seis metas de segurança do paciente, onde uma equipe multiprofissional se reúne para conversar sobre a efetivação de cada meta. "A primeira meta, a identificação correta do paciente, o HGV implantou três pulseiras de identificação com os dois identificadores o nome e a data de nascimento, sendo a branca que identifica todos os pacientes; a vermelha para aqueles pacientes que possuem risco de queda e a amarela para o paciente que pode desenvolver algum tipo de alergia”, explica.  

Ela acrescenta ainda que em relação à meta internacional sobre a Comunicação Efetiva, algumas medidas já foram adotadas como a passagem de plantão e o registro das informações sobre as condutas dos profissionais, no prontuário do paciente. Em relação à meta sobre a administração correta do medicamento, “está se formando o piloto da farmácia clínica para melhorar a questão da prescrição, dispensação e administração dos medicamentos. Para isso, adquirimos carrinhos de medicamentos individuais e a medicação é preparada na presença do paciente, evitando a administração incorreta do medicamento”, destaca Nirvânia Carvalho.

A diretora do HGV, Clara Leal, explica que as metas internacionais de segurança do paciente têm sido adotadas no HGV desde 2012, com o inclusão do hospital no processo de Acreditação através do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e que “a adoção das metas, tem proporcionado uma melhor segurança e qualidade no atendimento ao paciente, evitando erros que podem ocasionar óbitos e ainda resultar em custos elevados”, explica a diretora.





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem