Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Humanização




C






















                                       Reunião Colegiado Gestor 2015

Reunião
                                Reunião aconteceu na Sala de Hemodiálise


Grupo de Humanização se reúne com profissionais da Clínica Nefrologica

Foi realizada hoje (14) a reunião com o GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO para discutir a implantação da Clinica Ampliada na Nefrologia. A reunião aconteceu in loco, cumprindo uma sugestão do psicólogo Werner Costa, para que todos os funcionários participassem. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Piloto para trabalhar as ações da Clinica Ampliada pelos funcionários e gestora da Nefrologia, Dra. Celina Castelo Branco.

Segundo o psicólogo Werner Costa o objetivo é melhorar o atendimento ao usuário. Segundo ele, o atendimento antes era focado na figura do médico e do enfermeiro, esse modo ao longo do tempo, foi se percebendo que não satisfazia e não oferecia ao paciente um atendimento integral. Com o tempo e a implantação do Sistema Único de Saúde-SUS, sentiu-se a necessidade de incluir outros profissionais para melhorar o trabalho e atender o usuário de forma integral. “O nosso grande desafio é integrar os saberes e fazeres”, explicou Costa.
 
O enfermeiro Jarbas Alves apresentou o Projeto Piloto e mostrou a necessidade de apresentar para os gestores do HGV numa outra reunião. Segundo Celina Castelo Branco algumas ações a clinica já realiza e outras serão implantadas como a avaliação da situação domiciliar em casos específicos e oferecer dentro da sala de diálise opções para melhorar o bem estar do paciente como filmes, jogos, desenhos e pinturas. Além da corrida de leito multiprofissional com participação e discussão de casos pela equipe.
 
Para melhorar o acesso dos usuários a Nefrologia oferece o cartão de identificação do Paciente Renal do HGV. O cartão possibilita acesso direto do paciente e acompanhante às dependências do Hospital.
 Participaram da Roda, a coordenadora do GTH, Fatima Maria Ferreira de Oliveira, Solinan Barbosa(Assessoria de Comunicação), os membros do GTH, Zilma Bento(Psicóloga), Crisálida Carvalho(Gestão de Pessoas),  Os enfermeiros Márcia Silva, Janaína Maia e Jarbas Alves(Nefrologia), a assistente social Elze Mary(Nefrologia), o psicólogo Werner Costa(Nefrologia) e a Coordenadora da Clinica Nefrológica, Celina Castelo Branco.



Por Fátima Oliveira



GTH realiza roda de conversa sobre Reforma da Clinica Nefrológica‏

Profissionais de saúde da clinica nefrológica, assessoria de planejamento e engenheiros e arquitetos responsáveis pelo Projeto de Reforma e Ampliação da Clinica nefrológica, estiveram reunidos numa roda de conversa para discutir o Projeto, como sugestão dos profissionais da nefrologia na reunião do dia 10 de maio. A roda aconteceu na sala de reunião da diretoria geral com a presença do Grupo de Trabalho de Humanização-GTH

A assessora de planejamento do HGV, Ana Célia Santos enfatizou que o Projeto de Reforma da Clínica não pode ser mudado, pois o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual não aceitam alterações depois de aprovado. A dúvida dos profissionais era como melhorar o espaço para melhor acolher os usuários e se teria ambiente propício para encontros, reuniões com o objetivo de ter uma melhor ambiência e acolhimento dentro dos dispositivos da clínica ampliada.

A arquiteta Rosalina Velo e o engenheiro Fauze Sobrinho mostraram a planta da reforma da clinica e acrescentaram que o Projeto foi elaborado em 2005 e que na ocasião não foi previsto alterações, pois faltou um planejamento participativo por parte dos profissionais de saúde na época. A Dra. Celina Castelo Branco (coordenadora da Clinica) explicou que na época, existia pouca participação e interesse dos demais profissionais e que está feliz com o interesse de todos agora.

Celina solicitou que os engenheiros tenham cuidado com os azulejos que estão sendo quebrados pois não tem como serem repostos. A arquiteta, Rosalina Veloso, acatou algumas modificações sugeridas pela Dra. Celina e equipe, pois existe um interesse maior em adaptar a estrutura para resolver um problema do Estado que é ampliar o atendimento da clínica e receber pacientes infantis.

A arquiteta garantiu que a clinica ficará bem melhor, climatizada, ventilada com acomodações adequadas. A Clinica passará a ter 13 leitos e 21 pontos de diálise. Será melhorado o acesso ao reuso (lugar onde ficam guardado os filtros e esterilizado o material). Rosalina elogiou o setor de planejamento do HGV, que tem crescido e se organizado nos últimos anos e o engenheiro Fauze sugeriu que seja criado uma comissão multiprofissional para assessorar na hora de elaborar os Projetos de Reforma no HGV.

O psicólogo Werner Costa(Nefrologia) explicou que se tivesse existido planejamento participativo não precisaria hoje os profissionais estarem solicitando explicações sobre como vai acontecer a reforma. Ana Célia explicou que o tempo de apresentação dos projetos é muito curto e por isso muitas vezes, não dá tempo discutir com os profissionais de saúde. Werner argumentou que o planejamento participativo é uma mudança de paradigma e que o encontro foi proveitoso.

A auxiliar de enfermagem, Maria Dantas (cirúrgica) enfatiza a importância de ouvir os profissionais
antes de realizar qualquer reforma e a enfermeira Márcia (nefrologia) argumenta que é necessário ouvir mais os profissionais para evitar confusões nas informações.
Ana Célia enfatiza que a proposta não pode ser mudada porque foi planejada e aprovada pelo

Ministério da Saúde, então depois disso, as mudanças ficam inviáveis, mas que a proposta foi discutida com a coordenação médica na época e que ainda permanece a mesma hoje.

A avaliação da reunião foi satisfatória e proveitosa e como sugestão ficou o planejamento com mais participação dos profissionais de saúde.

Reunião
   Arquiteta Rosalina Veloso apresenta projeto de reforma da Clínica Nefrológica



Por Fátima Oliveira


INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem