Reunião Colegiado Gestor 2015
Reunião aconteceu na Sala de Hemodiálise
Grupo de Humanização se reúne com profissionais da Clínica Nefrologica
Foi realizada hoje (14) a reunião com o GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO para discutir a implantação da Clinica Ampliada na Nefrologia. A reunião aconteceu in loco, cumprindo uma sugestão do psicólogo Werner Costa, para que todos os funcionários participassem. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Piloto para trabalhar as ações da Clinica Ampliada pelos funcionários e gestora da Nefrologia, Dra. Celina Castelo Branco.
Segundo o psicólogo Werner Costa o objetivo é melhorar o atendimento ao usuário. Segundo ele, o atendimento antes era focado na figura do médico e do enfermeiro, esse modo ao longo do tempo, foi se percebendo que não satisfazia e não oferecia ao paciente um atendimento integral. Com o tempo e a implantação do Sistema Único de Saúde-SUS, sentiu-se a necessidade de incluir outros profissionais para melhorar o trabalho e atender o usuário de forma integral. “O nosso grande desafio é integrar os saberes e fazeres”, explicou Costa.
O enfermeiro Jarbas Alves apresentou o Projeto Piloto e mostrou a necessidade de apresentar para os gestores do HGV numa outra reunião. Segundo Celina Castelo Branco algumas ações a clinica já realiza e outras serão implantadas como a avaliação da situação domiciliar em casos específicos e oferecer dentro da sala de diálise opções para melhorar o bem estar do paciente como filmes, jogos, desenhos e pinturas. Além da corrida de leito multiprofissional com participação e discussão de casos pela equipe.
Para melhorar o acesso dos usuários a Nefrologia oferece o cartão de identificação do Paciente Renal do HGV. O cartão possibilita acesso direto do paciente e acompanhante às dependências do Hospital.
Participaram da Roda, a coordenadora do GTH, Fatima Maria Ferreira de Oliveira, Solinan Barbosa(Assessoria de Comunicação), os membros do GTH, Zilma Bento(Psicóloga), Crisálida Carvalho(Gestão de Pessoas), Os enfermeiros Márcia Silva, Janaína Maia e Jarbas Alves(Nefrologia), a assistente social Elze Mary(Nefrologia), o psicólogo Werner Costa(Nefrologia) e a Coordenadora da Clinica Nefrológica, Celina Castelo Branco.
Por Fátima Oliveira
GTH realiza roda de conversa sobre Reforma da Clinica Nefrológica
Profissionais de saúde da clinica nefrológica, assessoria de planejamento e engenheiros e arquitetos responsáveis pelo Projeto de Reforma e Ampliação da Clinica nefrológica, estiveram reunidos numa roda de conversa para discutir o Projeto, como sugestão dos profissionais da nefrologia na reunião do dia 10 de maio. A roda aconteceu na sala de reunião da diretoria geral com a presença do Grupo de Trabalho de Humanização-GTH
A assessora de planejamento do HGV, Ana Célia Santos enfatizou que o Projeto de Reforma da Clínica não pode ser mudado, pois o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual não aceitam alterações depois de aprovado. A dúvida dos profissionais era como melhorar o espaço para melhor acolher os usuários e se teria ambiente propício para encontros, reuniões com o objetivo de ter uma melhor ambiência e acolhimento dentro dos dispositivos da clínica ampliada.
A arquiteta Rosalina Velo e o engenheiro Fauze Sobrinho mostraram a planta da reforma da clinica e acrescentaram que o Projeto foi elaborado em 2005 e que na ocasião não foi previsto alterações, pois faltou um planejamento participativo por parte dos profissionais de saúde na época. A Dra. Celina Castelo Branco (coordenadora da Clinica) explicou que na época, existia pouca participação e interesse dos demais profissionais e que está feliz com o interesse de todos agora.
Celina solicitou que os engenheiros tenham cuidado com os azulejos que estão sendo quebrados pois não tem como serem repostos. A arquiteta, Rosalina Veloso, acatou algumas modificações sugeridas pela Dra. Celina e equipe, pois existe um interesse maior em adaptar a estrutura para resolver um problema do Estado que é ampliar o atendimento da clínica e receber pacientes infantis.
A arquiteta garantiu que a clinica ficará bem melhor, climatizada, ventilada com acomodações adequadas. A Clinica passará a ter 13 leitos e 21 pontos de diálise. Será melhorado o acesso ao reuso (lugar onde ficam guardado os filtros e esterilizado o material). Rosalina elogiou o setor de planejamento do HGV, que tem crescido e se organizado nos últimos anos e o engenheiro Fauze sugeriu que seja criado uma comissão multiprofissional para assessorar na hora de elaborar os Projetos de Reforma no HGV.
O psicólogo Werner Costa(Nefrologia) explicou que se tivesse existido planejamento participativo não precisaria hoje os profissionais estarem solicitando explicações sobre como vai acontecer a reforma. Ana Célia explicou que o tempo de apresentação dos projetos é muito curto e por isso muitas vezes, não dá tempo discutir com os profissionais de saúde. Werner argumentou que o planejamento participativo é uma mudança de paradigma e que o encontro foi proveitoso.
A auxiliar de enfermagem, Maria Dantas (cirúrgica) enfatiza a importância de ouvir os profissionais
antes de realizar qualquer reforma e a enfermeira Márcia (nefrologia) argumenta que é necessário ouvir mais os profissionais para evitar confusões nas informações.
Ana Célia enfatiza que a proposta não pode ser mudada porque foi planejada e aprovada pelo
Ministério da Saúde, então depois disso, as mudanças ficam inviáveis, mas que a proposta foi discutida com a coordenação médica na época e que ainda permanece a mesma hoje.
A avaliação da reunião foi satisfatória e proveitosa e como sugestão ficou o planejamento com mais participação dos profissionais de saúde.
Arquiteta Rosalina Veloso apresenta projeto de reforma da Clínica Nefrológica
Por Fátima Oliveira