História da instituição
A concepção da construção do Hospital Getúlio Vargas ocorreu entre 1937 e 1938, pelo interventor Federal do Estado, médico Leônidas de Castro Melo, que desejava substituir a Santa Casa de Misericórdia, que funcionava como hospital de base desde 1852, para atendimento médico-hospitalar.
Foi programada sua inauguração para setembro de 1939 e depois reprogramada para maio de 1941. No dia 03 de maio de 1941, na comemoração do 6º ano do governo de Leônidas Melo, o Hospital Getúlio Vargas foi inaugurado, tendo comparecido para esta inauguração as mais destacadas personalidades do Estado do Piauí, Maranhão e do Governo Federal. O seu real funcionamento ocorreu no final de setembro do mesmo ano, e quando começou a funcionar atendia praticamente todo o Meio Norte brasileiro.
A partir de1950, com o desenvolvimento das estradas de rodagem, principalmente a BR 316, que liga o Piauí ao Sul e Norte do Brasil, ou seja, de Belém a Bahia, a estrada Teresina-Floriano e mais a BR-343 – Teresina-Fortaleza, contando também com a ajuda dos meios radiofônicos da Rádio Pioneira e Rádio Clube e o excelente meio médico, o fluxo de doentes para Teresina aumentou, principalmente com a participação dos Institutos de Aposentadoria, como o IAPC, IAPI e IAPEC, que encaminhavam doentes ao HGV.
Na década de 1960 o Governador do Estado, Dr. Petrônio Portela Nunes, atendendo sugestões dos diretores do HGV, Dr. Francisco Ramos e Dr. Luis Fortes, construiu o 3º pavimento e o Centro Cirúrgico do HGV.
Então a CASAMATER foi inaugurada, o que ajudou no atendimento dos pacientes que não paravam de chegar. Além disso, o HGV passou a funcionar como Hospital Escola, com o advento da criação da Faculdade de Medicina do Piauí, que veio a engrandecer ainda mais a medicina no Estado.
Na década de 1970, o eixo rodoviário que abrange a BR 316, 343, além de outras estradas, recebeu asfaltamento. Também houve a implantação da televisão, aumentando a demanda de pacientes que vinham das mais distantes localidades. Na década de 80 surgiram o Hospital Santa Maria, Hospital São Lucas e São Marcos, que com grande desempenho da tecnologia médica, assim como o HGV, passaram a apresentar grande procura.
Na década de 90, com a redução dos recursos financeiros do pagamento dos procedimentos, a rede privada se retirou do sistema e o HGV ficou sozinho para dar cobertura a todo o atendimento médico de urgência de toda a região do Meio Norte brasileiro.
|