Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Sábado, 20 de abril de 2024
 

Quem Somos


QUEM SOMOS

Hospital Getúlio Vargas
CNPJ - 06.553.564/0104-43
Av. Frei Serafim, 2352, Centro
Cep. 64001-020
Teresina - Piauí
Telefone - (086) 3221 3040

Hospital Getúlio Vargas: Referência para o Meio Norte do Brasil

Com 82 anos, inaugurado no dia 3 de maio de 1941, o Hospital Getúlio Vargas, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), é um um dos maiores e mais bem equipados hospitais da região Meio-Norte do país. À frente da direção-geral do maior hospital público do Estado está a enfermeira Nirvania do Vale Carvalho.

Único Hospital apto a realizar procedimentos de alta complexidade devido ao avanço tecnológico e pela capacidade técnica de seus profissionais, que tornou possível a melhoria do acesso a procedimentos complexos pela população mais carente.

Hospital de Ensino, Pesquisa e Extensão que conta com dez programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Nefrologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Ortopedia/Traumatologia, Coloproctologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Medicina Intensiva. Além de um Programa de Residência Multiprofissional. Possui 14 clínicas e quatro Unidades de Terapia Intensiva (Dois Centros de Terapia Intensiva).


CAPACIDADE INSTALADA:
- Número de leitos: 382
•    Leitos Cirúrgicos 
•    Leitos de Internação Clínica 
•    Leitos de Retaguarda da Rede de Urgência e Emergência 
•    Leitos  Hospital/Dia 
- Número de Salas de Cirurgia 
- Número de Consultórios 
- 40 leitos de UTI

O HGV conta com os serviços de Ambulatório e Internações nas clínicas: Médica, Cirúrgica, Ortopédica, Ginecológica, Neurológica, Nefrológica e Hemodiálise, Otorrinolaringológica, Pneumológica, Urológica, Oftalmológica, Cardiológica e Vascular.

Conta ainda com os serviços de Diagnóstico e tratamento por Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, Anatomia Patológica. Dispõe também de uma Central de Resíduos Sólidos.

Os Serviços nas Clínicas

Hemodinâmica

Faz procedimentos de arteriografia, angioplastia, cateterismo, implante de veia cava, alcoolização (tratamento para má formação vascular) e embolização de aneurisma para colocação de stent, processo cirúrgico o qual o HGV é pioneiro na rede pública de saúde do Estado.

Clínica Ginecológica

A Clínica Ginecológica possui 16 leitos, realiza cirurgias de mama e ginecológicas como as esterectomia, mastetomia, tratamento de incontinência urinária. Suporte emocional para mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Conta com seis profissionais especializados e modernos equipamentos.

Com o objetivo de atender mulheres que já iniciaram a vida sexual e que apresentam as chamadas disfunções sexuais, o Ambulatório da Clínica de Ginecologia implantou o Serviço de Sexologia. O atendimento acontece às sextas-feiras, no período da manhã, e a marcação das consultas segue o mesmo sistema das outras especialidades médicas.

Segundo a médica ginecologista e terapeuta sexual, Andréa Rufino, as disfunções mais comuns são a redução do desejo e da excitação sexual, dores durante as relações e ausência de orgasmo. ``Esses fatores, isolados e/ou associados, fazem com que muitas mulheres apresentem dificuldades em ter relação sexual. E isso acaba afetando o bem-estar individual e interferindo na relação do casal; além de causar ansiedade e retração no envolvimento emocional``, enfatiza.

Ainda de acordo com Andréa Rufino, os motivos que desencadeiam esses problemas podem ser de natureza física e/ou emocional. ``As disfunções sexuais nunca estão relacionadas somente a questões físicas, mas também a aspectos emocionais, que são responsáveis pela maioria dos casos, e até de crenças. É o desconhecimento de como funciona o corpo e das sensações que se sente; além da falta de educação e orientação sexual``, completa.

Clinica Ortopédica

A clínica possui 39 leitos, realiza procedimentos de média e alta complexidade como fraturas, colocação de protéses, cirurgias de colunas de alta complexidade que somente são realizadas no HGV, colocação e retirada de fixadores. Conta com 20 ortopedistas. Além de profissionais de fisioterapia.

Clínica Nefrológica

A Clínica possui 20 leitos. Atendem uma média de 60 pacientes em hemodiálise com 15 máquinas. Além do tratamento de hemodiálise ambulatorial e diálise peritonial (diálise que não precisa da máquina para fazer circular o sangue). A Clínica conta ainda com um ambulatório para consultas, atendimento e orientação dos pacientes que fazem a diálise peritonial em casa. Conta com 11 médicos especialistas.

Clínica Urológica

Referência no tratamento de doenças do aparelho urinário com procedimentos como cirurgia de próstata, ureterolitotomia (cálculo uretral), nefrolitotomia ( retirada de cálculo renal), postectomia (fimose), além de outros procedimentos como retirada dos rins (nefrectomia) e a Litrotripsia. Conta 17 leitos e com oito profissionais médicos.

Clínica Pneumológica

Reformada em 2009, possui 17 leitos distribuídos em cinco enfermarias climatizadas e com área de isolamento para pacientes com tuberculose multiresistente. As internações são para tratamento de pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica, derrame pleural, dentre outras.

Clinica Otorrinolaringológica


Prevenção e tratamento das doenças dos ouvidos, nariz, faringe (garganta), laringe e pescoço
Clínica Cirúrgica I

Possui 32 leitos. Conta com Programa de residência em Cirurgia geral, do curso de medicina da FACIME. A Clínica tem estrutura e equipe composta por cerca de 10 médicos que realizam procedimentos de média e alta complexidade como cirurgia torácica, esôfago, vesícula e hemorroida. Além de cirurgia de hérnia, reconstrucão de trânsito intestional, hernioplastia epigástrica, pancreatectomia, entre outras.

Clinica Cirúrgica II

Possui 34 leitos com 12 médicos especialistas em Ortopedia, Cirurgia Plástica, Urologia, Buco maxilo , Otorrino e Cabeça e Pescoço.

Clínica Oftalmológica

Possui 12 leitos, com especialidades nas áreas de córnea e doenças externas oculares (glaucoma,catarata,estrabismo,plástica ocular,retina), o serviço de oftalmologia do HGV é referência no Brasil. Conta com doze médicos e demais profissionais.
Banco de Olhos - Inaugurado em 2009, com significativo aumento no número de transplantes de córnea.

Clinica Neurológica

A única no Piauí que faz cirurgias como Aneurisma, tumor cerebral e TRM (Traumatismo raquimedular), procedimentos que apenas o HGV oferece pela rede pública, são casos mais frequentes que atendem na Clínica Neurológica. Possui 32 leitos e nove médicos, sendo oito neurocirurgiões e um neurologista clínico.

Clínica Médica


Composta por médicos especialistas (Cardiologista, gastroenterologista, reumatologista,  hematologistas, endrocrinologista e pneumologista) atendem  pacientes com enfermidades como hipertensão, diabetes, problemas reumatológicos, trombose  e outros. Possui 41.

Clinica Cardiovascular


A implantação da clinica cardiológica em 2009 consolidou ainda mais a política de fortalecimento da principal unidade de saúde do Estado do Piauí que atende pelo SUS. 

Clinica Fisioterápica

Uma das clínicas mais procuradas no Hospital. Para atender a demanda crescente de usuários, a clínica conta com equipamentos que auxiliam no combate as dores crônicas e atrofia. A clínica conta ainda aparelhagem eletrotermofototerápica e aparelhos de fisioterapia respiratória e motora.


                                                                            

REDE AVC

O HGV conta com a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). São duas enfermarias e dez leitos. E conta com uma equipe especializada.

Conta com uma equipe especializada multiprofissional composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

 















   

INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem