Hospital Getúlio Vargas

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Bom Dia! Domingo, 16 de junho de 2024
 

Informações Úteis


INFORMAÇÕES ÚTEIS (DÚVIDAS FREQUENTES)

AMBULATÓRIO INTEGRADO:

Quem tem acesso às consultas no Hospital Getúlio Vargas(HGV)?

Ø Todos os usuários do SUS que necessitem de atendimento especializado, desde que regulados pela Unidade Básica de Saúde de seu bairro ou município.
 
Quais usuários podem utilizar os serviços do Ambulatório Integrado?

Ø Além dos pacientes regulados pela UBS, os usuários que receberam alta do HGV e foram encaminhados para acompanhamento ambulatorial (retorno) também têm acesso.
 
Quais especialidades médicas são oferecidas no Ambulatório Integrado?

Ø Uma ampla gama de especialidades, incluindo anestesiologista, cardiologista, cirurgião dentista, cirurgião geral, endocrinologista, neurocirurgião, oftalmologista, psicólogo clínico, entre outras.
Quais documentos são necessários para agendar uma consulta no Ambulatório Integrado?
Ø Encaminhamento médico, RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
 
ENFERMAGEM (UNIDADES DE INTERNAÇÃO E UTIs)
 
AMBIENTE E LOCALIZAÇÃO DOS SETORES ASSISTENCIAIS:
 
• Térreo: Setor de Internação; Admissão; Setor de Endoscopia; UTIs 1, 2, 3 e 4; Clínica Ortopédica e Traumatológica 1; Radiologia; Hemodinâmica; Hemodiálise; Serviço Social e Refeitório.
• 1º andar: Clínicas Cirúrgica; Ginecológica; Urológica; ortopédica e Traumatológica 2; Bariátrica e Centro Cirúrgico. As Clínicas Nefrológica e Pneumológica estão localizadas em prédios anexos ao hospital.
• 2º andar: Clínica Médica; Cardiovascular; Neurológica; Unidade de Especialidades; Unidade de AVC; Unidade de Transplantes.
 
QUANDO CHEGAR AO HOSPITAL, PARA ONDE IR?

• Ao chegar ao setor de internação será aberto o seu prontuário. Você receberá a pulseira de identificação com nome e data de nascimento;
• Você será recebido pela Equipe de Enfermagem da Admissão para realizar a avaliação inicial, não estranhem os inúmeros questionamentos, estes serão necessários para saber da sua história clínica, doenças pré-existentes, avaliar realização de exames, caso necessário.

Informações durante o cadastro:

• Contato do responsável e/ou acompanhante;
• Alergias e comorbidades;
• Responsabilidade por pertences pessoais e de valor.
 
DURANTE A INTERNAÇÃO:
 
• Após a admissão, você será direcionado à clínica de origem de internação por um maqueiro, onde ficará em uma enfermaria com outros pacientes. Você será assistido pela equipe de enfermagem composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem 24h por dia, além do médico assistente, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo;
• É realizada a Classificação do Cuidado para uma assistência direcionada às necessidades específicas do paciente;
• Os exames laboratoriais são coletados na enfermaria por funcionários do laboratório;
• Caso precise realizar exames de imagem como: raio x, tomografia, ressonância magnética, ecocardiograma, ultrassonografia dentre outros, será necessário agendamento prévio e a realização será no setor de Radiologia. Alguns exames precisam de jejum ou preparo, siga as orientações da equipe de enfermagem;
• A data da cirurgia é agendada previamente pelo médico do ambulatório nas cirurgias eletivas. No caso de transferência, a cirurgia será agendada pelo médico assistente durante a internação após a realização dos exames pré-operatórios necessários;
• No dia da cirurgia, retirar prótese dentária e adornos (brincos, colares e relógios), tomar banho e vestir apenas a camisola fornecida pelos funcionários;
• No centro cirúrgico você passará por uma seria de rotinas e protocolos ante, durante e após o seu procedimento, isso é uma medida de garantia de segurança do paciente (Cirurgia Segura), é um momento delicado e de ansiedade, sua apreensão e compreensível, e você terá toda uma equipe em prol dos seus procedimentos. Todos os desconfortos serão minimizados ao máximo com ajustes de medicações e cuidados de enfermagem.
• Após a conclusão da cirurgia, você irá para uma sala de recuperação pós anestésicos, e ficará por determinado tempo em observação para posteriormente retornar para seu leito, sendo reforçado algumas orientações para esse momento a serem seguidas.
• Em alguns casos será necessário à sua recuperação pós-operatória na UTI, é importante questionar antes da cirurgia ao seu médico assistente essa informação, ele lhe dará explicações sobre a necessidade, bem como em alguma situação não planejadas que seja necessário, sendo também esclarecido pela equipe os motivos.
• Na UTI será seguido rotinas especificas, estas estão claras no folder em anexo.
• Não é permitido registros fotográficos e/ou vídeos da equipe sem autorização da mesma;
• Práticas para o controle de infecção hospitalar: lavagem das mãos, não compartilhar objetos pessoais, ao acompanhante é proibido deitar no leito do paciente;
•  Descarte de alimentos: atentar para segregação correta. Lixo comum: lixeira saco azul. Lixo contaminado: lixeira saco branco;
•  O Hospital não solicita transferência ou pagamento para os usuários. Caso aconteça qualquer cobrança, denuncie na Ouvidoria e não realize nenhum pagamento.
 
 
NO DIA DA ALTA HOSPITALAR
 
• Durante a alta hospitalar será entregue ao paciente as guias e requisições de retorno, constando data e horário, bem como, o atestado médico referente aos dias de internação. Importante que em caso de dúvida, seja logo esclarecida com o médico que estiver dando a alta;
• Caso necessite de ambulância do seu município para transporte, só avisar da alta após receber todos os documentos do médico assistente;
• Importante, deixe um feedback da sua experiencia com nossa equipe, queremos saber sua opinião, isso nos permite buscar melhorias e valorização.
 
 
INFORMATIVO AOS VISITANTES DAS UNIDADES DE TERAPIAINTENSIVA
 
O QUE É A UTI?

Ø É um local para cuidados de alta complexidade em paciente que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe multiprofissional.
 
QUAIS PACIENTES QUE SE BENEFICIARÃO COM INTERNAÇÃO EM UTI?

Ø Paciente com qualquer descompensação clínica, cirurgias ou procedimentos complexos que necessitarão de monitorização 24h por dia.
 
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:

Ø  É composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e maqueiros.
 
QUAIS OS HORÁRIOS DE VISITA?

Ø  Segunda a Domingo, inclusive nos feriados, das 16h às17h;
Ø  Permitido um visitante por dia;
Ø  A visita dos familiares desempenham um papel essencial no bem-estar do paciente.
 
SUGESTÃO DE KIT DE HIGIENE PESSOAL PARA OS PACIENTES:
 
Ø  Sabonete Líquido;
Ø  Hidratante Corporal;
Ø  Creme Dental Pequeno;
Ø  Escova Dental Infantil;
Ø  Desodorante Spray/Colônia;
Ø  Limpador de Língua (Paciente em ventilação mecânica).
 
 
QUAIS OS CUIDADOS O VISITANTE DEVE TER AO ENTRAR NA UTI?
 
Ø  Durante a visita busque interagir com o paciente, permanecendo dentro do leito.
Além disso, orientamos as seguintes instruções:
Ø  Não registre fotos e/ou vídeos, pois não é permitido utilizar aparelho eletrônicos no local, deixe-o no modo silencioso;
Ø  Evite trazer pertences pessoais para a UTI;
Ø  Deve-se entrar na   UTI com roupas adequada e sapatos fechados;
Ø  Na UTI existem vários equipamentos, recomendamos que não toque e nem manipule os dispositivos instalados no paciente, qualquer dúvida pergunte a equipe assistencial;
Ø  Caso esteja doente, mesmo com o uso de máscaras, evite realizar visitas durante esse período;
Ø  Ao entrar e sair da UTI, os visitantes devem lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel. Usar, também, toucas, capotes e luvas, quando necessário;
Ø  Se   for necessário  utilizar algum equipamento de proteção individual- EPI, você será orientado sobre.
 
 SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA- NUTRIÇÃO

Perguntas frequentes:

 Posso levar mais de uma pessoa para acompanhar o paciente?
Ø  Não, apenas um acompanhante é permitido. Pode ser uma criança até 18 anos ou um idoso a partir de 60 anos.
O que o acompanhante pode comer e onde?
Ø  O acompanhante tem direito a três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) no refeitório do HGV.

Posso trazer comida de fora?

Não.


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Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
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