Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Notícia

HGV alerta para o uso racional e adequado de antibióticos
20/11/2020 11:31


Por Fátima Oliveira
Fotos: Solinan Barbosa

 O HGV tem protocolos que abordam a prescrição, dispensação e uso de antimicrobianos

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) alerta para o uso racional e adequado de antibióticos durante a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antibióticos, que acontece de 18 a 24 de novembro. O objetivo é ampliar as informações sobre  o assunto e incentivar as melhores práticas entre usuários, profissionais de saúde e formuladores de políticas públicas.

O coordenador da Dispensação de Medicamentos do HGV, Manoel Pinheiro, explica que todos os antimicrobianos utilizados no Hospital são considerados medicamentos de uso restrito e a sua prescrição requer uma autorização do médico infectologista e a dispensação uma análise da prescrição pelo farmacêutico. 

ANTIBIÓTICO A






















“Todas as prescrições que contém antimicrobianos são auditadas pelo infectologista e farmacêutico antes da liberação, mediante análise de doses, duração do tratamento, estado da função hepática e renal e, principalmente, resultados das culturas e antibiogramas realizadas pelo laboratório de Análises Clínicas”, explica o farmacêutico. 

Segundo Pinheiro, o HGV tem protocolos que abordam a prescrição, dispensação e uso de antimicrobianos para os pacientes, dos quais fazem parte a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), médicos, farmacêuticos, biomédicos e enfermeiros. 

ANTIBIÓTICO B



























Ele destaca que isso garante uma maior segurança e uso racional desses medicamentos, contribuindo para a minimização da resistência antimicrobiana e melhor sucesso das terapias medicamentosas instituídas no hospital.

A diretora técnica da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Fátima Garcez, destaca que a assistência  farmacêutica hospitalar é fundamental para a eficácia das terapias dispensada aos pacientes. "O acompanhamento e orientação do farmacêutico na prescrição de medicamentos é essencial para um bom resultado do tratamento, assim como, reduz os riscos aos pacientes", destaca Garcez.





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem