Boa Madrugada! Quarta-feira, 24 de abril de 2024

HGV homenageia equipe de transplantes pelo bom desempenho
22/09/2021 15:48

Fotos: Solinan barbosa

Este ano, o HGV já realizou 11 transplantes de córneas e 25 renais.

Finalizando a Campanha Setembro Verde, a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) ofereceu, nesta quarta-feira (22), um café da manhã para toda a equipe envolvida na doação de transplantes de órgãos. A iniciativa faz parte da 20ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, do qual o HGV também participa. Somente este ano, o HGV já realizou 11 transplantes de córneas e 25 renais.

TRANSPLANTE B

Na ocasião, a coordenadora Estadual da Central de Transplantes, Lourdes Veras, agradeceu a direção atual do HGV e as demais direções ao longo dos 20 anos de trabalho. “Desde 2001 que estamos realizando este trabalho em conjunto com o HGV, que adotou a Central de Transplantes. Iniciamos somente com transplantes de córneas, evoluímos e conseguimos credenciar nossa equipe de transplante renal, o Banco de Olhos, as equipes de multiretirada e a Organização de Procura de Órgãos (OPO). Ainda temos um sonho que é a realização do transplante de fígado, mas, em breve, vamos conseguir”, destaca Lourdes.

TRANSPLANTE C

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, diz que o HGV tem posição de destaque na realização de captação e transplantes de órgãos e solicitou uma maior participação da sociedade na doação. “Estamos encerrando a programação do Setembro Verde, mas na verdade queremos que o ano seja verde. Que a sociedade possa adotar uma postura de doação de órgãos para que a fila das pessoas que precisam de órgãos diminua. O HGV tem se mantido em posição de destaque desde que os hospitais privados deixaram de realizar transplantes pelo SUS e quando assumimos a direção, adotamos essa área e, em 10 meses, já conseguimos fazer um número significativo de transplantes”, explica Osvaldo .

HOMENAGEM - TRANSPLANTE A

A coordenadora do Serviço Social, Francisca Ibiapina, fez uma homenagem com a apresentação do maestro Gilberto Souza e o Serviço de Nutrição preparou um Café da Manhã para todos.

Participaram também do evento o diretor administrativo, Fernando Danda, a coordenadora do Transplante Renal, Celina Castelo Branco; o coordenador de enfermagem da OPO, Gilson Cantuário e o coordenador da Clínica Cirúrgica, Wellington Figueiredo. Além da coordenadora do Banco de Tecidos Oculares do HGV (BTOC), Namir Santos, e a equipe do transplantes e da captação de órgãos.