Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Boa Tarde! Domingo, 16 de junho de 2024
 

Notícia

HGV reduz tempo de espera em cirurgias neurológicas
12/03/2024 07:35


Por Fátima Oliveira


Pacientes que esperavam por até dois anos por uma cirurgia de hérnia de disco ou de reconstrução craniana no Hospital Getúlio Vargas (HGV), agora, estão sendo operados em menos de 30 dias. Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o resultado deve-se a investimentos, por parte do Governo do Estado, com aquisição de equipamentos, aumento de salas cirúrgicas, implementação da equipe de neurocirurgiões e uma melhor gestão de leitos.

“A meta do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde era que pudéssemos reduzir o tempo de espera por um procedimento no HGV para menos de 60 dias da consulta a realização da cirurgia. Quando assumimos, em 2023, tínhamos pacientes que estavam esperando desde 2017. Atualmente, já conseguimos reduzir esse tempo de espera, em algumas áreas da neurologia, para menos de 30 dias”, destaca a gestora.

É o caso do paciente Claudio Pereira Rodrigues, 49 anos, da localidade de Boa Hora, zona rural de Teresina. “Eu sentia muitas dores nas costas que irradiava para a perna esquerda. Quando eu fui para a consulta, o médico falou que eu tinha que fazer a cirurgia, pois poderia perder o movimento das pernas. Dei entrada no dia 6 de fevereiro e fui operado agora no dia 19 de fevereiro. Até tomei um susto quando ligaram para que eu fosse me internar”, explica o tratorista que já esta de alta hospitalar.

Para o coordenador da Neurocirurgia do HGV, Antônio Carlos, com o Programa Saúde em Dia do Governo, o serviço de neurocirurgia do HGV passou por uma adequação.

"Nós conseguimos adquirir um novo microscópio cirúrgico e uma segunda sala para cirurgia. Então, a capacidade operacional dobrou, com isso, a gente acelerou as cirurgias que vinham através de regulação para menos de uma semana e ao mesmo tempo", afirma.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, falou sobre os investimentos. "A gente deu vazão aqueles pacientes que estavam aguardando cirurgias eletivas e estamos conseguindo operar em menos de um mês, casos como cirurgias de hérnia de disco e reconstrução craniana”, declarou.




Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem