Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Bom Dia! Domingo, 16 de junho de 2024
 

Notícia

HGV realiza cirurgia rara de retirada de tumor no coração
02/04/2024 08:23


Por Fátima Oliveira

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, esta semana, uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma. O procedimento raro foi realizado via Sistema Único de Saúde (SUS).  O paciente, de 56 anos, é natural do município de Itainópolis e passa bem.

O paciente, que é lavrador, passou mal na roça e perdeu os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo. Ele foi socorrido e levado às pressas para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos. “A princípio pensaram que eu estivesse sofrendo um infarto. Ao ser transferido para o HGV, foi descoberto um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. Fui operado e graças a Deus, estou bem”, relatou o paciente.

CIRURGIA CARDIO A





















O cirurgião cardiovascular, Edemir Carvalho, responsável pela equipe que realizou o procedimento, explica como tudo aconteceu. "O paciente queixava-se de dor no peito e tinha essa história de perda de movimentos. A principio achávamos que poderia ser coronariopatia ou Acidente Vascular Cerebral cardioembólico. A investigação diagnóstica revelou uma massa sugestiva de ser um mixoma atrial. No intra-operatório, a equipe observou que a tumoração tinha aspectos de benignidade e a mesma foi ressecada completamente. Aguardamos o anatomopatológico pra confirmar nossa suspeita. Ficamos felizes de estar realizando procedimentos de alta complexidade no HGV, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do hospital”, destacou o cirurgião.

Para a diretora geral do HGV, Nirvania Carvalho, as cirurgias cardíacas no hospital têm avançado. “Estamos com uma equipe especializada capaz de atender problemas complexos. Esse paciente, após a cirurgia, foi transferido para nossa UTI cardíaca equipada e com profissionais habilitados para atender os casos de alta complexidade. O resultado é que os pacientes terão seus problemas resolvidos aqui mesmo no estado e sua saúde recuperada”, explica a gestora.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca a importância do HGV no sistema público de saúde. "É um hospital que desempenha um papel de grande importância na nossa saúde. A cada dia, novos procedimentos complexos são realizados graças aos investimentos que são feitos pelo Governo do Piauí", afirmou.












Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem