Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Bom Dia! Domingo, 16 de junho de 2024
 

Notícia

Referência em saúde no Piauí, HGV completa 83 anos nesta sexta (3)
06/05/2024 09:08


Por Fátima Oliveira


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) celebra, nesta sexta-feira (3), seu 83º aniversário. As comemorações iniciam às 8h, com uma missa em ação de graças, na capela do hospital. A programação conta também com solenidade no auditório e lanche especial para todos os colaboradores. Além da atualização da galeria dos ex-diretores e fixação da placa com status de platina, na Unidade de AVC. 

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Getúlio Vargas foi agraciada com a certificação Angels Award status Platinum. A certificação coloca o hospital público do Piauí entre os maiores do país na área. Entre as categorias platinum, gold e diamond, apenas 25 hospitais brasileiros foram certificados em 2023. O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral já existentes e auxiliar na implementação de novos centros. . 

Também consta na programação, a apresentação do livro do jornalista Zózimo Tavares, com o título HGV, um marco na Saúde do Piauí”, onde ele escreve sobre a história da construção do hospital e como esse contribuiu para formação dos profissionais de medicina no estado. 

Inaugurado em 3 de maio de 1941, o HGV é referência em várias especialidades médicas. É também uma instituição de ensino, com 10 residências médicas e uma residência multiprofissional. São 384 leitos, com  350 atendimentos ambulatoriais  e 50 cirurgias por dia, uma equipe de mais de 2.500 profissionais capacitados.
Subordinado diretamente à Secretaria da Saúde (Sesapi), realiza transplantes de rins e córneas. Faz cirurgias de alta complexidade como cardíaca, bariátrica, embolização de aneurisma cerebral, cirurgias de coluna e outras especialidades mais complexas.

Para a diretora do HGV, Nirvania Carvalho, são muitos motivos para comemorar.  “Nossa instituição está, cada vez, mais madura no atendimento ao paciente, com protocolos bem estabelecidos, humanização dos colaboradores,  prestando um  serviço de qualidade, uma produção cirúrgica satisfatória e, nos últimos anos,  vem ampliando serviços como a implantação das Linhas do Cuidado do Infarto e do Acidente Vascular Cerebral e melhoria dos nossos serviços de hemodinâmica sendo cada vez mais referência na saúde do Piauí”, destaca a gestora. 

O momento contará com a participação de autoridades, diretores, colaboradores e usuários. A iniciativa tem como objetivo celebrar a história do maior hospital público do Estado do Piauí.







Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem