Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Boa Tarde! Domingo, 16 de junho de 2024
 

Notícia

HGV realiza cirurgia de tipo raro de cardiopatia congênita
10/05/2024 13:45


Por Fátima Oliveira

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nessa quinta-feira (9), sua primeira cirurgia de correção de malformação congênita no coração, conhecida como Comunicação Interatrial (CIA), tipo Ostium Primum. A não correção desse tipo de anormalidade pode causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o paciente ir a óbito. O procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso e o paciente passa bem.

Natural do município de Corrente, o paciente, de 26 anos, sentia dor no peito e cansaço, decorrentes da malformação. “A Comunicação Interatrial é um tipo de cardiopatia congênita e, entre as doenças decorrentes de anormalidades na estrutura do coração, desenvolvidas durante a fase embrionária, é uma das mais frequentes. Mas a que operamos hoje é mais rara e bem mais complicada”, explica o cirurgião cardiovascular, Daniel Siqueira.

Segundo o cirurgião, o fechamento do CIA tipo Ostium Primum é pouco comum e bem mais difícil de ser realizado. "Esse paciente, além desse problema, tinha um defeito na válvula mitral, que situa-se na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Então, foi preciso fazer uma plástica nessa válvula e o fechamento do orifício. Por isso, toda essa complexidade. Mas o paciente reagiu bem ao procedimento”, afirma o médico.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destaca que o HGV tem recebido investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, possibilitando a realização de procedimentos de alta complexidade, como este.

“Temos recebido equipamentos novos para oferecer serviços de qualidade. Esse é um compromisso do Governo em melhorar o atendimento especializado aos pacientes", afirma a gestora.

A cirurgia foi realizada pelos cirurgiões cardiovasculares Raimundo Barros e Daniel Siqueira. Além de uma equipe multiprofissional composta por anestesista, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio.

"Nosso maior hospital não para e mostra a cada dia avanços em procedimentos de alta complexidade", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.







Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem