Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Bom Dia! Quarta-feira, 17 de julho de 2024
 

Notícia

HGV realiza cirurgia complexa em paciente com síndrome do intestino curto
10/07/2024 07:50


Por Fátima Oliveira


Muitos procedimentos de alta complexidade são realizados no Hospital Getúlio Vargas (HGV) todos os dias. Alguns chamam atenção pela gravidade e complexidade do caso. A história do pedreiro João Menezes, natural do município de Brasileira, é um desses casos que necessitavam de intervenção da equipe multiprofissional especializada. Na quinta-feira (4), ele passou por um procedimento de reconstrução de trânsito intestinal, no HGV, com sucesso.

O profissional que realizou o procedimento, o cirurgião Luís Gustavo, explicou que o sucesso do procedimento deve-se à colaboração de uma equipe multiprofissional para que tudo desse certo.  “Recebemos o paciente com síndrome do intestino curto, ele já havia sido operado e tentado fazer a reconstrução em outra unidade de saúde, mas sem sucesso devido ao grau de desnutrição. Como ele estava fazendo uso da bolsa de ileostomia, tudo que se alimentava, ele não conseguia absorver. Então, fizemos todo o preparo pré-operatório com a ajuda de uma equipe multiprofissional especializada, com uso de dietas especiais. Quando percebemos que o paciente estava apto para a cirurgia, nós realizamos. O trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso da cirurgia. Agora, seu João vai voltar a ter uma vida normal”, explica o médico.

Com um sorriso no rosto e já sem a bolsa de ileostomia, o pedreiro disse estar otimista com sua recuperação. “Estou muito melhor, meu sonho é voltar a minha vida normal. Já deu certo!”, afirmou o paciente, que está com  planejamento de alta para esta terça-feira (9).
"O HGV segue desempenhando o seu papel, que é atender a demanda da população que necessita de atendimento de alta complexidade", afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destaca que o caso do paciente é um dos mais complexos que o hospital recebe diariamente. “O Getúlio Vargas atende várias especialidades com intervenções que necessitam de uma equipe capacitada e equipamentos modernos para o sucesso dos procedimentos”, explica a gestora.




Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem