Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Boa Madrugada! Sábado, 26 de abril de 2025
 

Notícia

Referência em alta complexidade, HGV registra mais de 24 mil internações e cirurgias no ano passado
06/01/2025 09:09


Por Fátima Oliveira


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) avança como uma referência em alta complexidade no Estado, impulsionado por investimentos em tecnologia, ampliação de serviços e certificações de excelência promovidos pelo Governo do Estado e a Secretaria da Saúde (Sesapi). De janeiro a novembro de 2024, foram realizadas 10.837 internações e 13.374 procedimentos cirúrgicos, reafirmando o compromisso da unidade com a saúde pública.

“O hospital se destacou com procedimentos inéditos em neurocirurgia, cardiologia, cirurgia geral e radiointervenção, além de adquirir equipamentos modernos para cirurgias urológicas, neurológicas e cardiovasculares”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

O HGV também ampliou o serviço de cardiologia, abriu o Centro Cirúrgico Cardiovascular e um novo setor de hemodinâmica. “Com esses investimentos, ampliamos o atendimento para pacientes de Teresina e do interior do Piauí. Reduzimos o tempo de espera por cirurgias neurológicas, fortalecemos a equipe de transplante renal e realizamos a primeira captação de órgãos fora de Teresina, descentralizando o serviço e aumentando o acesso ao usuário. Também reforçamos a equipe de nutrição enteral e parenteral e a Comissão de Cuidados Paliativos”, explica a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

História de superação

Uma das pacientes beneficiadas foi a auxiliar escolar, Ramaria de Sousa Santos, 36 anos, natural de São Paulo. Em fevereiro, ela começou a sentir tonturas, desequilíbrio e perdeu os movimentos das pernas, precisando usar cadeira de rodas. Veio para o Piauí buscar atendimento médico, pois sua sogra reside em Teresina.

“Meu primeiro atendimento foi no HUT e depois fui transferida para o HGV, onde recebi o diagnóstico e passei por uma cirurgia. Agora estou bem. Foi tudo tranquilo, já estou andando devagar e voltando à minha vida normal. Retornei para São Paulo, mas sou muito grata ao HGV. Os médicos foram maravilhosos, especialmente os neurologistas Antônio Carlos e Leonardo. Só tenho a agradecer”, afirma.

Certificações e reconhecimentos

Pelo quinto ano consecutivo, o HGV obteve o certificado de alta conformidade e, pela primeira vez, foi reconhecido internacionalmente nas áreas de nefrologia e segurança do paciente. A Unidade de AVC recebeu certificações duplas, consolidando o alto nível de atendimento.

Iniciativas pioneiras

O hospital passou a oferecer exames como tomografia e ecocardiograma para pacientes externos e implementou um serviço de telemedicina pelo programa “Piauí Saúde Digital”. Também foi pioneiro no lançamento do “Projeto Cuidar Piauí”, voltado à humanização e acolhimento de pacientes e colaboradores.

“Vamos investir ainda mais no HGV, o maior hospital público do Piauí. A unidade fortalece sua posição como referência em saúde e amplia a confiança da população em seus serviços de alta qualidade”, destacou Dirceu Campêlo.




Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem