Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
Boa Madrugada! Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
 

Notícia

HGV é contemplado com projeto para melhorar o protocolo de higiene oral nas UTIs
05/12/2025 12:17


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi contemplado, junto com outros quatro hospitais do Brasil, com o Projeto de Implementação do Novo Protocolo de Higiene Oral nas UTIs. As ações fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A proposta do projeto foi apresentada, nesta quarta-feira (3), para a equipe, e a primeira etapa terá início em janeiro.

Para o gerente de Enfermagem do HGV, Tássio Brenno, o objetivo é implementar um novo protocolo de higiene oral para pacientes críticos. “O projeto contemplará 20 leitos de UTI, nas UTIs 2 e 3, já definidos pela equipe do Hospital do Coração em São Paulo, que é a instituição de referência para nossa consultoria”, explicou o enfermeiro.

UTI








Segundo Tássio, nos dias 8 e 9 de janeiro, a responsável pelo projeto, a odontóloga do HCor, Wanessa Teixeira Bellíssimo Rodrigues, iniciará o treinamento presencial com as equipes das UTIs do HGV. “Serão ofertados os insumos necessários para a higiene oral, fornecidos pelo projeto, incluindo kits descartáveis, exclusivamente para os pacientes dessas unidades”, destacou o gerente.

O projeto terá duração prevista até setembro de 2026 e disponibilizará materiais físicos e digitais de apoio. A partir de fevereiro de 2026, terá início o acompanhamento de dados de consumo e indicadores de Infecções Respiratórias Agudas (IRAS), com ênfase na prevenção, para avaliação e monitoramento realizados pela equipe do HCor.

“Este projeto vai contribuir diretamente para a segurança e qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, ressaltou a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.




Mais Notícias...
Indicadores Hospitalares
Banco de Imagens
Acervo Cultural
Acervo Histórico
Ranking Mundial de Hospitais
Intranet
ACONTECE NO HGV
Campanhas
O HGV promove uma série de ações em alusão às Campanhas Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele.
HGV realiza Semana de Psicologia
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de colaboradores e convidados.
Colaboradores do HGV passam por treinamento sobre Transfusão de Hemocomponentes
A capacitação é voltada aos profissionais da assistência
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem