De acordo com o coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do HGV, Marlon Moreno, os resultados alcançados neste ano são expressivos e refletem a qualidade do atendimento prestado. “Desde o início do credenciamento, o hospital já realizou 292 cirurgias bariátricas. Em 2025, obtivemos o menor tempo de internação, com altas em tempo recorde, muitas vezes em menos de 24 horas. As cirurgias são realizadas por técnicas minimamente invasivas, o que proporciona menos dor, menor sangramento e reduz significativamente o risco de complicações”, explica.
Segundo o coordenador, o desempenho positivo está diretamente relacionado à atuação de uma equipe multidisciplinar experiente e focada no cuidado integral ao paciente obeso. “A preparação pré-operatória é fundamental para o sucesso do procedimento. Nossa equipe atua de forma exemplar, garantindo que o paciente chegue a cirurgia em ótimas condições. Não tivemos reinternações, nem complicações, sejam leves ou graves, o que demonstra a eficiência e o comprometimento de todos os profissionais envolvidos”, destaca Marlon Moreno.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, também parabenizou a equipe pelos resultados e ressaltou a importância do apoio institucional. “Esses avanços só foram possíveis graças ao investimento em infraestrutura e ao suporte da Secretaria da Saúde (Sesapi). Com muito orgulho, podemos afirmar que alcançamos os melhores resultados dentro da clínica cirúrgica, superando outras especialidades. Nosso índice de complicações é zero, um marco que poucas áreas conseguem atingir”, concluiu.
Como acessar o serviço:
Para ter acesso ao Programa de Cirurgia Bariátrica do HGV, o paciente deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois do atendimento, o médico da UBS, se for o caso, encaminha o paciente para o HGV para uma consulta especializada. Depois de aprovado para o programa, o paciente será atendido por uma equipe multiprofissional (nutricionista e psicólogo), que vai avaliar a aptidão para a cirurgia.