Boa Noite! Quinta-feira, 25 de abril de 2024

09/11/2021 15:13

Por Solinan Barbosa
Fotos: Solinan Barbosa

As atividades terão início nesta quinta-feira (11)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) irá promover uma série de ações junto a seus servidores e usuários, com o objetivo de alertar os homens para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que tem como foco a saúde da população masculina, e é realizada anualmente na unidade.

As atividades terão início nesta quinta-feira (11), com o painel “Câncer de Próstata: A Gente Precisa Tocar Nesse Assunto”, que terá como mediador o coordenador médico da Clínica Urológica do HGV, Alesse Ribeiro. As ações prosseguem até o dia 26 de novembro.

NOVEMBRO AZUL B

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que a meta é alcançar o maior número possível de profissionais e usuários, alertando sobre a necessidade do autocuidado e a importância da realização de exames preventivos, principalmente os de toque retal e de PSA (antígeno prostático específico).

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o INCA, para 2021 são esperados mais de 65 mil novos casos da doença no país. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

Programação:

•   Dia 11/11
–  8h – Acolhimento: Apresentação do saxofonista Darcyel Silva/Abertura oficial da Campanha Novembro Azul no HGV (auditório)
–  9h – Painel ¨Câncer de Próstata: A Gente Precisa Tocar Nesse Assunto¨ (auditório)
–  Moderador: coordenador medico da Clínica Urológica do HGV, Alesse Ribeiro
•   De 17 a 24/11
–  Turno manhã: Atividades junto aos colaboradores e usuários do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Ambulatório Azul)
•   Dia 25/11
–  Turno manhã: atividade na Clínica Urológica