Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

Curso discute o olhar crítico sobre os processos de cuidado ao paciente
17/07/2014 08:50


Curso prossegue até sexta-feira (17)

O segundo dia de Treinamento para Auditores Internos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), ministrado pelo coordenador de Educação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Heleno Costa Júnior, ensina os profissionais a terem um olhar crítico sobre os processos de cuidado ao paciente. O objetivo é assegurar que a própria instituição monitore a qualidade dos seus serviços.

“É fazer com que o profissional da área do cuidado tenha um olhar mais critico de todos os processos assistenciais, diferente da auditoria normativa. Um exemplo, são os processos de cirurgia, para que eles tenham condições de observar todas as etapas de controle de segurança;  paciente que esteja passando por procedimentos diagnósticos invasivos, que esteja em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Ensinar a olhar com critérios para todos esses processos”, explica.
AC























     Profissionais discutem a melhoria da qualidade e segurança do paciente

Para Heleno Costa, o fato do hospital não ter uma emergência aberta, ajuda no processo de cuidado do paciente, “porque a emergência é uma demanda desorganizada, então o hospital que recebe pacientes referenciados de alta complexidade, a responsabilidade aumenta no sentido de garantir que os resultados sejam melhores em relação a qualidade e segurança do paciente.
 
O Curso termina amanhã (18) e é mais uma etapa educativa do processo de melhoria da qualidade e segurança que passa o HGV, quando aderiu ao processo de Acreditação Hospitalar Internacional em outubro de 2012, com assessoria técnica do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC). O HGV já conseguiu 58% de conformidade nos seus processos de trabalho.


Por Fátima Oliveira
Fotos: Solinan Barbosa




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem