Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

HGV explica como proceder com a falta do exame PPD
29/08/2014 15:26


A Coordenação de Pneumologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que as pessoas que precisarem justificar a não realização do  exame Derivado Protéico Purificado-PPD podem requerer uma cópia do Ofício Circular nº 25 do Ministério da Saúde, na Clinica Pneumológica do HGV, para apresentar o médico que está solicitando o exame.

Segundo a supervisora de enfermagem, Eronilda Silva, o documento vai respaldar o médico para que tome outras alternativas no diagnóstico da Tuberculose.

 A enfermeira explica que o Ministério da Saúde vem enfrentando sérias dificuldades na negociação com a empresa produtora para aquisição do PPD (RT23 2UT,1mL frasco ampola de 1,5mL) por esse motivo, a reposição dos estoques atuais, com validade até o dia 30 de junho/2014, está comprometida e não tem previsão para sua reposição.

 Ela informa que, o Ministério da Saúde, enviou um documento para todas as coordenações do Estado com orientações de como proceder, caso o médico solicite o exame para o paciente. Segundo ela, outros exames podem detectar a doença como os exames de Baciloscopia, Raio –X de tórax e Biópsia.

 “O PPD, isoladamente, não é diagnóstico da doença, uma vez que indica apenas que a pessoa teve contato com o bacilo, o que pode ter ocorrido através da vacina BCG, principalmente em crianças, ou pelo contato com o bacilo eliminado por pessoas infectadas”, explica Eronilda.

 

Por Fatima Oliveira

 

 




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem