Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Noite! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

Dia 29 acontece a XVI Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
28/11/2014 15:00:00


O horário de atendimento será de 9h às 15h

No próximo dia 29 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, simultaneamente em todo o Brasil, a XVI Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Em Teresina, o atendimento acontece na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no horário de 9h às 15h. Para participar, é preciso apresentar a Carteira de Identidade (RG) e o Cartão do SUS.

O objetivo é orientar a população sobre a doença, suas formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Os casos considerados suspeitos passarão por exames clínicos e, se necessário, biópsias (retirada de uma amostra do tecido para análise). Os que forem confirmados a doença, serão encaminhados para tratamento.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

CÂNCER DE PELE

O câncer da pele, de acordo com a SBD, pode ser dividido em dois grupos distintos: o não melanoma, mais frequente e menos agressivo. São tumores de crescimento lento, localmente invasivos e raramente resultam em metástase a distância. Apresenta altas taxas de cura, se tratada de forma adequada. Já o melanoma é menos frequente do que os outros tumores da pele, porém sua letalidade é mais elevada. Se detectados em estágios iniciais, são curáveis e com bom prognóstico. Ambos acometem, principalmente, pessoas de pele clara.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o câncer da pele não melanoma como o mais comum no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados. São estimados cerca de 188 mil novos casos no país, em 2014.

As principais formas de prevenção são a utilização adequada do filtro solar, uso de chapéus, bonés e óculos escuros. Além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h. Os danos provocados pelo sol são cumulativos e, por isso, os cuidados devem ser tomados desde a infância.

Por Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem