Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

Serviço de Nutrição e Dietética promove ação para alertar sobre os perigos do uso abusivo do sal
23/05/2015 11:23:00


Por Solinan Barbosa
Fotos: Solinan Barbosa


Ação aconteceu na manhã dessa sexta-feira

Usado para realçar o sabor das refeições e conservar produtos alimentícios, o sal se encontra hoje no banco dos réus. A acusação? Levar a pressão arterial às alturas e, assim, abrir caminho para uma série de complicações como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, doenças cardiovasculares, dentre outras.

Pensando nisso, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e estudantes dos cursos de nutrição da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e da Faculdade Santo Agostinho promoveram, na manhã dessa sexta-feira (22), uma ação voltada aos usuários e colaboradores do Hospital com o objetivo de alertar sobre os perigos do uso abusivo do sal de cozinha.

Durante o evento, houve a distribuição de folders e a exposição de diferentes produtos alimentícios com a quantidade de cloreto de sódio presente em suas composições. O sódio, por ser um excelente conservante, é encontrado em praticamente todos os produtos alimentícios industrializados.

De acordo com Diana Sipaúba, nutricionista do SND do HGV, o sal não deve ser abolido, pois se trata da principal fonte de cloreto de sódio (mistura de cloro e sódio), mas sim  consumido moderadamente.

``O sódio é um mineral importante, responsável pelo equilíbrio hídrico do corpo.Além disso, ele participa de impulsos nervosos, contração muscular e transporte de moléculas entre nossas células”, afirma.

Para a profissional, o verdadeiro vilão é nosso paladar viciado na explosão de sabores criada com a evolução da indústria alimentícia, tornando-nos insensíveis ao gosto real dos alimentos fresquinhos.
AC

























           Diana Sipaúba alertou para os perigos do uso abusivo do sal de cozinha

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a ingestão diária de sódio deve ser de 2 gramas, o que equivale à 5 gramas de sal de cozinha ou 5 colheres rasas de café. Mas no Brasil, o consumo chega a  12 gramas diárias.

Galeria de fotos:
AB






















ah






















AE






















AG

 




















AD






















AF




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem