Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Boa Tarde! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

HGV realiza dois transplantes renais simultaneamente
23/05/2015 11:11


Por Fátima Oliveira
Fotos: Paulo Barros

Essa é primeira vez que esse tipo de procedimento acontece simultaneamente no Hospital

A Equipe de Transplante do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou agora à tarde os transplantes de rins, captados ontem (21) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os procedimentos aconteceram de forma simultânea, com a participação de uma equipe formada por quatro cirurgiões, sob a coordenação da Chefe do Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, e do cirurgião Pedro Café.
01



















            Médico Pedro Café prepara o órgão para ser transplantado

A cirurgia que durou cerca de duas horas, utilizou duas salas cirúrgicas e mobilizou quatro cirurgiões; um médico nefrologista; dois anestesistas e equipe de enfermagem. Os rins foram utilizados nos pacientes de iniciais E.S.F, de 24 anos e A.S.C, de 29 anos, dos municípios de Campo Maior e Teresina, respectivamente, ambos sofriam há muito tempo na fila de espera aguardando um transplante, em sessões de hemodiálise. O fígado foi enviado para o Estado de Pernambuco.

Segundo a chefe do Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, além de um avanço na saúde pública representa melhoria do acesso a procedimentos complexos pela população mais carente. “Pois o Hospital, atualmente, é o único Centro credenciado para realizar este tipo de procedimento no Piauí.”

O Transplante somente foi possível graças a família do estudante de Administração da Universidade Federal do Piauí, em Picos, Daniel de Carvalho Mauriz, 23 anos, que faleceu ontem. Após os exames clínicos e complementares para confirmar a morte encefálica de Daniel Mauriz, foram doados os rins e o fígado, com a autorização da família. O procedimento foi realizado pelo especialista em captação de fígado do HGV, o médico Wellington Figueiredo.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem