Boa Noite! Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mutirões no HGV já beneficiaram mais de mil pessoas em um ano
29/08/2016 08:25

Por Fátima Oliveira e Solinan Barbosa
Foto: Solinan Barbosa

A ortopedia foi a especialidade que apresentou maior redução da fila de espera

Neste sábado (27), Trinta e dois pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos ortopédicos e neurológicos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em regime de mutirão. Em um ano, com o Mutirão deste sábado(27), o Hospital já realizou 38 mutirões que beneficiaram mais de mil pessoas em diferentes especialidades e representam um esforço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção do HGV para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera por cirurgias.

A diretora do HGV, Clara Leal, ressalta a importância dessas ações. ``Em 2014, havia no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) 4.246 pacientes aguardando por um procedimento cirúrgico em diversas especialidades.  Com a realização dos mutirões e a implantação do terceiro turno de cirurgias, já houve uma redução de 50%``, pontuou Clara Leal.

Segundo a diretora, a ortopedia foi a especialidade que apresentou maior redução da fila de espera. Ainda de acordo com ela, em 2014 eram 2.203 pessoas que aguardavam por cirurgia ortopédica e, atualmente, são 328. “Ainda temos pacientes em fila de espera mais estamos trabalhando para reduzir ainda mais”, acrescenta Clara Leal.

O cirurgião neurológico, Arquimedes Cavalcante, participa do Mutirão realizando duas embolizações, uma de aneurisma e outra de Fístola Carótido Cavernosa no adolescente J.C.R.F, 15anos. Para o neurocirurgião, o tratamento cirúrgico desta patologia, tem sido um dos maiores desafios dentro da neurocirurgia.

O HGV tem realizado esse procedimento com sucesso pela capacidade técnica dos profissionais e equipamentos utilizados de última geração", destaca Arquimedes Cavalcante. Participam também do procedimento, o anestesista Fernando Amorim e a enfermeira Claudicéia Nolêto.

Na área de ortopedia, participaram da ação os cirurgiões José Wilson Rodrigues, Glauson Nascimento, Francisco das Chagas, Raul Macedo e Neomar Soares. Os anestesistas Antonio Urias e Hugo Carvalho. Os enfermeiros Francisco das Chagas, Rita de Cássia Orsano, Maria Luiza e Joseane; além de técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.