Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

HGV terá Dia de Sensibilização sobre a Sepse
21/09/2016 14:22


Por Solinan Barbosa
Foto/Fonte: Google

Ação acontece durante a quinta-feira (22)

Com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de prevenção  o Núcleo de Segurança do Paciente, a Gerência de Enfermagem e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promovem, amanhã (22), um Dia de Sensibilização sobre a Sepse, mais conhecida como “infecção generalizada”. A ação contará com a distribuição de material informativo e faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial da Sepse, comemorado no último dia 13 de setembro.

Segundo Nirvania Carvalho, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, o objetivo é reforçar junto aos profissionais que atuam na assistência, a manutenção de cuidados como a higienização adequada das mãos; uma ação simples, mas de grande importância para a prevenção de infecções. "O intuito é  sensibilizar e alertar sobre a importância do trabalho de todos para o cuidado com os pacientes neste sentido``, explica Nirvania.

O HGV já conta com um Protocolo específico da  Sepse. “O Hospital faz rotineiramente atividades junto aos colaboradores, alertando os profissionais e transformando a equipe em multiplicadora das boas práticas de segurança do paciente. Para isso, existe a necessidade de que todos tenham consciência da gravidade do problema, daí o porquê dessas ações contínuas`”, completa a coordenadora.

A sepse é uma resposta inflamatória do organismo causado por um agente infeccioso, sendo atualmente um problema de saúde pública mundial. De acordo o Instituto Latino Americano da Sepse (Ilas), estima-se entre 15 e 17 milhões de casos por ano no mundo. Desse total, 670 mil acontecem no Brasil.

Os sintomas mais comuns são febre alta, baixa produção de urina, ritmo cardíaco e respiração acelerados, agitação e confusão mental. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são medidas fundamentais para o controle da sepse e suas complicações.




Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem