Hospital Getúlio Vargas

 Página Inicial
 Instituição
 Quem Somos
 Especialidades
 Ensino
 Pesquisas
 Licitações
 Cursos e Eventos
 Publicações
 Assessoria de Comunicação
 Sites de Interesse
 Comitê de Ética e Pesquisa
  Bom Dia! Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 

Notícia

HGV reduz fila de espera com mutirões de cirurgias
25/11/2016 13:52


Por Fátima Oliveira
Foto: Solinan Barbosa


Meta deste sábado é beneficiar 40 pacientes

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (26), o 50º mutirão de cirurgias e a meta é fazer mais 40 procedimentos, completando um total de 1.357 pessoas beneficiadas.

Para a diretora-geral do HGV, Clara Leal, os mutirões conseguiram contribuir para a redução do tempo de espera por um procedimento no hospital e reduziram a fila em 51,2%.

A medida fez parte do programa de aceleração de cirurgias eletivas implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ela explica que uma verdadeira força-tarefa formada por médicos especialistas conseguiu desafogar a fila e reduzir o tempo de espera por um procedimento no hospital. “Hoje, temos uma média de espera de 40 dias para um procedimento eletivo”, explica Clara leal.

Em 2014, a fila de espera no HGV era de 4.246 pessoas. Com a realização dos mutirões, esse número caiu para 2.072 pessoas. A maior redução foi na área de ortopedia que, em 2014, existiam 2.203 pacientes aguardando por um procedimento e, atualmente, são apenas 279.

Clara Leal explica que em todas as especialidades houve redução de mais de 50%. “Em 2014, a fila para otorrino, era de 309 pacientes, hoje temos apenas 39 pessoas na fila. Na área vascular, tínhamos 136 pacientes, atualmente, apenas 39”, destaca Clara Leal.

Para o próximo ano, a diretora destaca que a meta é regularizar o funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados e incorporar a rotina do HGV, com o mesmo funcionando de segunda a sábado.

Até o fim do ano, ainda estão programados mais cinco mutirões nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, otorrino e oftalmologia.

No mutirão deste sábado (26), participam os cirurgiões ortopédicos Wilson Rodrigues (coordenador), Francisco das Chagas, Themístocles Neto, Glauson Nascimento, Neomar Soares, José Sampaio e José Augusto.

Campanha de Combate ao Câncer de Pele

Também neste sábado, a Clínica de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) será sede, em Teresina, da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O atendimento será realizado de 9h às 15h (horário local).





Mais Notícias...
INDICADORES HOSPITALARES
BANCO DE IMAGENS
ACERVO CULTURAL
ACERVO HISTÓRICO
HUMANIZAÇÃO
RANKING MUNDIAL DE HOSPITAIS
INTRANET
Hospital Getúlio Vargas
Av. Frei Serafim, 2352 - Centro - CEP 64.001-020 - Tel.: +55 86 3221-3040 - Teresina - PI - Brasil
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem